O Governo de Minas Gerais anunciou na tarde desta sexta-feira (14) que foi prorrogada para até 30 de junho, a campanha de vacinação contra a poliomielite. O objetivo é atingir a meta de imunizar 95% do público alvo, que são 826.581 crianças menores de 5 anos no estado. Esta é a única forma de prevenir a doença que pode causar a paralisia infantil.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, fala sobre a necessidade de adesão da prorrogação por parte dos municípios.
As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administrada via intramuscular, e as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão receber a vacina oral poliomielite, desde que já tenham recebido o esquema primário.
A vacina contra a poliomielite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os adultos devem levar as crianças com o cartão de vacinação.