Governo de Minas Gerais implementa mudanças no ensino médio a partir de 2024

Minas Gerais será um dos primeiros estados a adotar integralmente as alterações propostas pela Lei 14.945/2024 para o ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) aplicará as novas diretrizes a partir do próximo ano letivo, com foco em fortalecer o currículo e a formação dos estudantes da rede pública.

Uma das principais mudanças será o aumento da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que passará de 1.800 para 2.400 horas, dentro das 3.000 horas totais do ensino médio. No novo cronograma anual, serão 800 horas para FGB e 200 horas para Itinerários Formativos, permitindo maior aprofundamento das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

Haverá também uma redução no número de componentes curriculares, que serão 15 no 1º ano do ensino médio. A mudança será viabilizada pela reestruturação dos Itinerários Formativos, que promoverão o aprofundamento em áreas como Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas nos 2º e 3º anos. Temas como Cidadania Global e Economia e Trabalho serão enfatizados no ensino diurno, enquanto o noturno dará ênfase à Mobilidade Urbana.

No 1º ano, disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Química terão carga horária ampliada. No 2º e 3º anos, a ampliação contemplará matérias como Biologia, História e Artes. O componente “Tecnologia e Inovação” será inserido no ensino médio noturno e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando promover cultura digital.

O Projeto de Vida, que incentiva reflexões sobre o futuro e habilidades socioemocionais, será mantido em todos os anos do ensino médio.

Para o Ensino Médio em Tempo Integral (Emti), a FGB poderá ultrapassar 2.400 horas, chegando a 3.000 horas ao longo dos três anos de escolaridade. Esse aumento visa permitir o aprofundamento das habilidades em todos os componentes curriculares.

A SEE/MG revisou o Catálogo de Eletivas e os componentes das Áreas de Aprofundamento para atender a essas mudanças. A partir de 2025, será estruturada uma Política de Formação para apoiar professores e gestores na aplicação das novas diretrizes curriculares.

As mudanças buscam garantir uma educação integral e adaptada às necessidades dos estudantes.