Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Festa de Santa Luzia devem reunir 5 mil pessoas em paróquia de Juiz de Fora

Redes Sociais/Paróquia Santa Luzia

A Igreja Católica celebra nesta sexta-feira (13), a festa de Santa Luzia, a protetora contra as doenças oculares e padroeira dos cegos.

Em Juiz de Fora, a Paróquia Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, espera cinco mil devotos na programação especial que comemora a padroeira na Matriz, que está localizada na Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Bairro Santa Luzia.

No total, serão dez missas a cada 1h30. A programação começa às 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h30, 15h, 16h30 e 18h. A última cerimônia será às 19h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Quem foi Santa Luzia?

Ela nasceu em Siracusa, na Itália no fim do século III, em uma família rica e cristã. Muito devota, fez um voto de virgindade perpétua. No entanto, após a morte do pai, a mãe quis que ela se casasse com um jovem pagão. O casamento não ocorreu imediatamente porque a mãe adoeceu. Luzia propôs que elas peregrinassem até o túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia. Como a mãe se curou ao chegar no local, Luzia entendeu que não deveria se casar.

O problema foi que o pretendente a denunciou por ser cristã e ela enfrentou as autoridades. Não renegou a fé cristã e se recusou a adorar deuses pagãos. Foi torturada e, segundo a tradição, teve os olhos arrancados, antes de ser decapitada em 13 de dezembro de 304.

Os católicos a consideram um exemplo de devoção em momentos de dificuldade e a protetora dos olhos e intercessora por quem tem problemas de visão.

Sair da versão mobile