Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Evento discute autismo em JF

Em parceria com a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal, o Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo, (GAPPA) organizou uma semana para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir das 19h desta terça-feira, 2, duas palestras. A primeira delas será ministrada pela geneticista Natália Gonçalves que vai falar sobre o tema: “Autismo e Planejamento Familiar: existe risco de decorrência numa futura gestação?”

Na sequencia, o médico Antônio Aguiar, membro do ambulatório de Síndrome de Down e Autismo do Departamento de Criança de Juiz de Fora vai falar sobre “Síndromes genéticas e metabólicas e autismo: a importância do diagnóstico”.

As palestras seguem até o dia 5 de abril, no plenário do legislativo, a partir das 19h. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita. 

Confira a programação:

01 de abril: 
Diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista)  – Dra. Ivy Rosa (Neurologista Infantil do Hospital Universitário de Juiz de Fora).

Intervenção Nutricional do Transtorno do Espectro Autista  – Fernanda Azevedo (Nutricionista Clínica, especialista em Nutrição Clínica Funcional).                

02 de abril:
Autismo e o Planejamento Familiar: existe o risco de recorrência numa futura gestação? – Natália Gonçalves (Geneticista).

Síndromes genéticas e metabólicas e autismo: a importância do diagnóstico – Dr. Antônio Aguiar – Médico do ambulatório de Síndrome de Down e Autismo do Departamento de Criança – JF).

03 de abril:
Intervenções e estímulos lúdicos no desenvolvimento da criança com TEA – Alice Lanna – Psicomotricista.

Comunicação no TEA: Caminhos e descaminhos – Raquel Carvalho Siqueira (Fonoaudióloga especialista em Educação Especial e Inclusiva e em voz).

Contribuições da psicologia para o desenvolvimento integral da criança com TEA – Ana Carolina Arantes – Pedagoga institucional no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado).

04 de abril:
Como vive um autista adulto – Flávia Barbosa (Autista).

TEA: O papel da família no desenvolvimento das habilidades sociais – Ludmila Teixeira Bittar (Educadora especialista em alfabetização e educação infantil).

05 de abril:
A Pessoa Portadora de Autismo e a Conquista de Direito junto ao INSS e a Possibilidade de Tratamento Médico por meio de Ação Judicial – Fabrício Gustavo Salfer da Cunha (Advogado).

Sair da versão mobile