A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira, 16, uma tribuna livre sobre Doenças Inflamatórias Intestinais. O evento, que integra as comemorações pelo Maio Roxo, também tem programação na segunda, dia 20, quando será realizado um seminário na Câmara Municipal, no turno da manhã.
O Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, celebrado em 19 de maio, será lembrado em diversas cidades brasileiras com a realização de eventos para conscientizar a população.
A proposta dos órgãos de estudo e pesquisas em saúde é garantir que informações esclarecedoras sobre doenças como Colite Ulcerativa e Crohn possam chegar a um número cada vez maior de pessoas.
No mundo, cerca de 5 milhões de pessoas têm uma dessas doenças.
As infecções afetam alguma parte do sistema digestório causando feridas internas nos tecidos e órgãos, entre eles intestino delgado, intestino grosso e reto.
Mesmo sendo crônicas, as Doenças Inflamatórias Intestinais não são fatais, mas precisam de tratamento e acompanhamento. Os jovens (entre 15 e 40 anos) são os mais afetados, mas todas as faixas etárias, especialmente os idosos (com mais de 60 anos) também devem ficar alertas aos sintomas.
Segundo o médico coloproctologista, Rómmel Ribeiro, as causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que o estilo de vida atual e a hereditariedade seriam as grandes causadoras do desencadeamento das doenças. Doutor, quais os sintomas as pessoas precisam observar?
De acordo com o médico, as infecções podem levar aos cânceres intestinais, doenças hepáticas e autoimunes. Para isso, o diagnóstico precoce e o controle são primordiais. É o que alerta o especialista.
Juiz de Fora marcará a data de conscientização com a uma palestra sobre o assunto nesta quinta-feira, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Juiz de Fora, às 17h30.