A escritora mineira Daniela Arbex utilizou as redes sociais, na tarde desta sexta-feira (9), para compartilhar um relato sobre as condições do voo da empresa Voepass, dona do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, com 61 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.
A jornalista viajou em um avião da mesma companhia aérea na quinta-feira (8), em um voo de Ribeirão Preto (SP) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP). Ela afirma que o ar-condicionado da aeronave não funcionou durante a viagem, o que fez com que os passageiros passassem mal.
Em um vídeo publicado no Instagram da escritora, os passageiros aparecem se abanando com revistas e papéis. Um homem aparece sem camisa. Veja o vídeo aqui.
“Ontem eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass. Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar-condicionado. Foi terrível. Um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava uma poltrona a minha frente, sentia muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar”, relatou nas redes sociais.
Ela relatou que não foi a primeira vez que passou por um problema com um avião da companhia. “Fiquei muito indignada, porque pela terceira vez a aeronave da companhia apresentava problemas tanto no trecho de SP quanto no da conexão para Minas Gerais”, contou.
“Eu e outros passageiros questionamos a aeromoça. A resposta foi de que o “ar não funcionava em solo, só no ar”, o que não aconteceu. Da vez anterior, a desculpa é que o ar precisava de manutenção”, acrescentou.
Leia mais:
- Moradora de Vinhedo, em SP, narra queda de avião da VoePass: ‘escolas mandaram todos para casa’
- Avião que caiu no interior de São Paulo fazia o quarto voo do dia
- Passageiros que não embarcaram em avião que caiu em SP se emocionam: ‘livramento’
- Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome
A jornalista afirma que o avião do acidente seria o mesmo que ela havia viajado na quinta, porém a matrícula dos voos no site FlightRadar24, que monitora viagens aéreas ao redor do mundo, são diferentes, o que indicaria que são aviões distintos. A Itatiaia procurou a VoePass para confirmar a informação, mas não obteve retorno até o momento.
“Lamento profundamente pelas vidas perdidas hoje e percebo que corremos um risco real. Estou profundamente impactada com essa tragédia”, comentou.
Avião cai em SP
Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283′.
Em entrevista à CNN Brasil, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Vinhedo, no interior de São Paulo, Osmir Aparecido Cruz, informou que cerca de 180 profissionais estão atuando no local. “O trabalho, nesse momento, tem sido primeiro fazer todo o gerenciamento do fogo. Além desse movimento de resgate as vítimas, retirada dos corpos”, afirmou.