Equipe de jornalismo da TV Integração é agredida em Barbacena

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou uma nota de repúdio sobre as agressões sofridas pelo cinegrafista Robson Panzera, da TV Integração, afiliada da TV Globo em Barbacena (MG), nesta quarta-feira, 20.

Foi agressão sim!!! É inaceitável sim!!!O repórter chama Robson Panzera e o agressor Leo Rivelli. Toda a minha solidariedade a Thais Fullin e ao Robson Panzera que foi agredido nessa manhã em Barbacena!

Publicado por Renato Pereira Neves em Quarta-feira, 20 de maio de 2020

Conforme a nota, enquanto fazia uma reportagem sobre o número de pessoas infectadas pela Covid-19, Panzera foi violentamente agredido por um homem, com socos, pontapés e com o tripé da câmera usado pela equipe.

A ABERT finalizou que reafirma a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito do brasileiro à livre informação e pede às autoridades locais uma rigorosa apuração do caso e punição do agressor.
O cinegrafista teve o dedo da mão fraturado, além de ter o equipamento destruído. Ele foi levado para Santa Casa de Barbacena, sendo medicado e liberado.

O agressor foi identificado como Leonardo Rivelli, empresário do ramo de massas. Ele foi detido e levado para delegacia.

O advogado De defesa do empresário, Pedro Possa comunicou que não vai se manifestar sobre o caso.

Nota de repúdio da TV Integração pelo fato ocorrido com equipe de jornalistas em Barbacena-MG

O jornalismo do Grupo Integração foi surpreendido hoje pela manhã com a notícia estarrecedora de uma agressão contra nossos colegas na cidade de Barbacena, região das Vertentes de Minas.

O fato ocorreu por volta de 11h15 da manhã quando ao concluírem uma reportagem na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, já do lado de fora e em via pública, o repórter cinematográfico Robson Panzera foi abordado por um homem que depreciou o trabalho da equipe. Após esta agressão verbal o mesmo desceu de seu veículo e começou a filmar o trabalho de nossos jornalistas proferindo agressões sobre nossa cobertura. Não satisfeito o mesmo ameaçou quebrar nosso equipamento e acabou concretizando o fato ao avançar sobre o jornalista Robson. Ele tomou do jornalista o tripé da câmara, derrubou o profissional e o atingiu, ferindo sua mão. Após isto chutou e destruiu o equipamento de gravação.

Após o ocorrido o agressor deixou o local em seu veiculo, mas por ter sido identificado acabou sendo preso.

Infelizmente nosso colega Robson Panzera teve uma luxação no dedo e um corte na mão. Nossa colega Thais não ficou ferida, mas abalada emocionalmente. Ambos prestaram depoimento às autoridades de segurança.

Sobre o ocorrido a TV Integração reitera que pauta seu trabalho na ética, na inovação, no pioneirismo e no respeito à pluralidade. E faz isso há exatos 56 anos. Tempo no qual aprendeu a abrir espaço a toda manifestação democrática e legítima. Nos solidarizamos com nossos colegas Robson e Thais e lamentamos o ocorrido hoje em Barbacena.

Reiteramos nosso compromisso com a verdade, o localismo, o respeito às liberdades e a divergência. Valores que não abandonaremos a despeito do ocorrido. Atenciosamente, PAULO EDUARDO VIEIRA, diretor de Jornalismo TV Integração e G1, JORNALISMO