Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Enem 2023: divulgadas notas, que são usadas como critério de seleção por UFJF, UFV e UFSJ

Foto: Marcos Alfredo

As notas do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta. A organização do Exame Nacional do Ensino Médio liberou o acesso dos participantes ao espelho de desempenho às 10h30 desta terça-feira (16).

Para acessar, é necessário acessar o ambiente com o login único da plataforma gov.br. Se o participante não lembrar a senha, é possível recuperá-la. Durante a manhã, a Página do Participante apresentou instabilidade.

Dos 3,9 milhões de inscritos na edição de 2023 do Enem, 1,2 milhões não fizeram o exame. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil — tanto em instituições públicas quanto privadas.

Atenção: as notas dos treineiros, aqueles que fizeram o Enem para testar os conhecimentos, sem a ideia de concorrer a vagas nesse momento, estarão disponíveis apenas em março.

Como as Universidades Federais da região usam a nota do Enem

Na região da Zona da Mata, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 2.251 vagas, em 74 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. 1.031 vagas destinam-se à ampla concorrência, enquanto 1.220 são reservadas para critérios específicos, conforme determinado pela Lei 12.711, direcionadas a candidatos provenientes de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A Universidade Federal de Viçosa vai oferecer 3.265 vagas em 66 cursos de graduação nos três campi: 2.300 vagas para Viçosa, 400 para Florestal e 565 para Rio Paranaíba. Dessas, 1.627 serão para ampla concorrência e 1.638 para a modalidade de vagas reservadas. 

E a UFSJ oferece 2.755 vagas, sendo 1.351 na ampla concorrência e 1.404 nas cotas, em 50 cursos de graduação nos campi de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas e Sete Lagoas.

Sobre o Sisu

A partir deste ano, o Sisu será realizado apenas uma vez por ano, já prevendo as vagas do primeiro e do segundo semestre. Também haverá alterações sobre o acesso pela lei de cotas. E a lista de espera será única e utilizada pelas instituições ao longo do ano todo.

É requisito para participar ter obtido pontuação superior a zero na prova de redação. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 22 a 25 de janeiro, exclusivamente no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. A lista de aprovados na chamada regular do Sisu será publicada em 30 de janeiro, com o período de matrículas agendado de 1º a 7 de fevereiro.

ONDE A NOTA PODE SER USADA

SISU (Sistema de seleção unificada)

PROUNI (Programa Universidade Para Todos)

FIES (Fundo de Financimento Estudantil)

Sair da versão mobile