Em Minas: Embaixada oferece bolsas para aprender italiano

A Embaixada da Itália no Brasil anunciou o lançamento de um programa de bolsas de estudo para aprendizagem do idioma italiano no Instituto Italiano de Cultura, no Rio de Janeiro.

Ao todo, são 16 bolsas integrais, com a duração de dois semestres, para estudo em níveis intermediários, a partir de 12 de janeiro.
Segundo o comunicado, foi estabelecido que as bolsas serão distribuídas a estudantes de quatro estados: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A iniciativa é uma parceria entre a Embaixada da Itália no Brasil e o Instituto Italiano de Cultura do Rio.

Os estudantes interessados terão que seguir as regras e pré-requisitos referentes ao processo seletivo que constará de três etapas. São elas: avaliação dos requisitos socioeconômicos dos candidatos; avaliação dos requisitos de mérito das pessoas; e avaliação atitudinal.

Para se candidatar a uma bolsa é preciso enviar e-mail para centro.iicrio@esteri.it, com documentos específicos digitalizados e alguns dados pessoais.

Confira as regras:

  1. Requisitos Socioeconômicos: Possuir uma renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos; Ter uma idade entre 16 e 32 anos; Estar matriculado em um instituto de ensino público: colégio, universidade ou outra instituição de ensino da rede pública.
  2. Requisitos de Mérito: Ter um bom histórico escolar; Ter o nível mínimo de proficiência linguística A2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (o nível de proficiência será verificado através de um teste de nivelamento escrito e oral).
  3. Requisitos Atitudinais: Demonstrar conhecimento básico da geografia, da história e da realidade sócio cultural atual da Itália; Demonstrar um elevado nível de comprometimento em aprofundar seu conhecimento da língua e da cultura italiana em função de objetivos específicos, que será verificado através de uma entrevista motivacional (realizada online por meio da plataforma Zoom)

Informações: https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/pt/

radio ao vivo mais ouvida em jf