Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Eleições 2024: urnas eletrônicas de Juiz de Fora passarão por testes de autenticidade e integridade

Divulgação/TRE-MG

Duas urnas eletrônicas de Juiz de Fora estão entre os equipamentos sorteados para passar pelo teste de integridade e de autenticidade dos sistemas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), os equipamentos pertencem às seções 589 da Zona 152 que funciona no Instituto Vianna Júnior, no Centro e à seção 289 da Zona 153, na Escola André Rebouças, no Milho Branco.

O processo acontece simultaneamente em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. Em Minas Gerais, 10 urnas passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas e outras 33 pelo teste de integridade. Esses testes acontecem desde 2002, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que todos os Tribunais Regionais do país realizassem a auditoria das urnas utilizadas no dia da votação.

O objetivo é comprovar o funcionamento da urna eletrônica e também a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação.

“O Tribunal Regional Eleitoral, assim como todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país, realizam ao longo do dia de amanhã essa auditoria da votação eletrônica. E na data de hoje (5) está sendo feita em uma audiência pública a escolha das urnas que serão submetidas a esse teste. Na circunscrição de Minas Gerais, serão 33 urnas que serão submetidas ao longo de amanhã a todo o teste de integridade da votação eletrônica”, explicou a juíza Cristiana Ribeiro, que preside a Comissão de Auditoria da Votação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Saiba como funciona:

Simula uma votação oficial com urnas eletrônicas e candidatos oficiais, escolhidas na véspera do dia da votação por indicação de entidades fiscalizadoras ou por sorteio, com cédulas de papel preenchidas por pessoas da sociedade civil. Os votos das cédulas são digitados em um sistema de apoio e também na urna eletrônica para que, ao final da votação, sejam comparados os resultados. Todo o procedimento é filmado e acompanhado por auditores e auditores externos.

Acontece por meio da verificação da autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos programas instalados nas urnas eletrônicas nos próprios locais, antes do início da votação.

Eleições 2024 em Juiz de Fora

 Em Juiz de Fora, 390.203 eleitores são esperados nas 1.257 seções em 192 endereços de votação nas quatro zonas eleitorais.

Seis chapas disputam os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, são 376 candidatos à Câmara Municipal, na primeira eleição com 23 vagas. Atualmente, são 19 integrantes e o aumento foi determinado pela Emenda Constitucional 58 de 2009 que colocou 25 legisladores como limite em municípios onde há entre 450 mil e 600 habitantes.

Saiba mais

Sair da versão mobile