Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Eleições 2024: qual é a ordem de votação?

José Cruz/Agência Brasil

No domingo (6), eleitores de todo o Brasil votarão para eleger seus candidatos à prefeitura e câmara de vereadores. Em Juiz de Fora, 390.203 eleitores são esperados nas 1.257 seções em 192 endereços de votação nas quatro zonas eleitorais.

Mas, afinal, você sabe qual é a ordem certa para votação?

É preciso ficar atento à ordem dos votos, a fim de evitar possíveis equívocos na hora de exercer o seu direito. O primeiro número a ser digitado na urna eletrônica é o de vereador, composto por cinco números, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido e os outros três à identificação do candidato.

Já o segundo número a ser digitado na urna é o de prefeito, com apenas dois dígitos. Em um possível segundo turno, previsto para 27 de outubro, será necessário votar somente na disputa para o Executivo. Em Minas Gerais, esta situação pode ocorrer em oito cidades: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Ribeirão das Neves.

A orientação é de que as pessoas levem os números dos candidatos anotados em uma cola em papel. Não é permitido que eleitor(a) leve o celular para a cabine de votação.

Vagas em disputa

Em Juiz de Fora, seis chapas disputam os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, são 376 candidatos à Câmara Municipal, na primeira eleição com 23 vagas. Atualmente, são 19 integrantes e o aumento foi determinado pela Emenda Constitucional 58 de 2009 que colocou 25 legisladores como limite em municípios onde há entre 450 mil e 600 habitantes.

Eleições 2024 em Juiz de Fora:

Sair da versão mobile