A convocação de mesárias e mesários para as eleições municipais de 2024 começou nesta terça-feira (9). Em Minas Gerais, cerca de 210 mil pessoas devem atuar nessa função.
Cada cartório eleitoral escolhe o meio que considera mais adequado para convocar seus mesários. As formas de convocação podem ser via carta, e-mail, presencial e WhatsApp.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), será apresentado as informações sobre o treinamento do qual a eleitora ou eleitor deve participar. Esse treinamento poderá ser presencial, pelo aplicativo Mesário ou em plataforma de educação a distância do Tribunal Superior Eleitoral.
Além da convocação enviada para cada mesário, as zonas eleitorais também publicam um edital com a nomeação da mesa receptora de votos de cada seção eleitoral – são quatro mesários por seção. A publicação dos editais deve ser feita entre 9 de julho e 7 de agosto, no Diário da Justiça Eletrônico. A partir da publicação, as pessoas nomeadas têm até cinco dias para apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral.
Se a eleitora ou eleitor que receber uma convocação para atuar como mesário tiver dúvidas sobre o assunto, precisa ligar para o Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.