Noventa e três candidatos a conselheiros tutelares irão disputar 25 vagas para o cargo em Juiz de Fora, sendo cinco para cada território: norte, norte-nordeste, sul-oeste centro-sudeste e leste.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu uma reunião com os concorrentes para firmar as regras para a campanha dos candidatos aprovados no processo de escolha de conselheiros tutelares. A campanha já está autorizada, e a população pode conhecer um pouco mais sobre os candidatos e candidatas.
A eleição ocorre no dia 1º de outubro e contará com dois locais de votação, Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Escola Normal) na Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), na Travessa Dr. Prisco, 57, Centro.
Todos os eleitores de Juiz de Fora que estiverem em dia com suas obrigações eleitorais ou tenham regularizado sua situação até 3 de julho podem votar. O voto será manual e os eleitores podem votar em apenas um candidato. É obrigatório levar documento de identificação com foto.