Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Dublador de Bob Esponja denuncia golpes simulando a voz dele com inteligência artificial

Reprodução/Redes Sociais

O dublador de Bob Esponja, Wendel Bezerra, contou nas redes sociais que foi a uma delegacia em São Paulo nesta semana para denunciar o uso indevido da própria voz com inteligência artificial.

“Um cara está usando a minha voz indevidamente […] usando para ganhar dinheiro em cima. Ele usa inteligência artificial para que a nossa voz (a dele e de outros dubladores) seja usada para qualquer coisa”, disse.

Bezerra denuncia o crime de apropriação indébita, já que sua voz foi usada sem seu consentimento.

“Quando vocês escutam a minha voz na Netflix, na Prime, na Warner, na Globoplay, onde quer que seja, a nossa voz está sendo usada porque pagaram por isso, então quem usa as nossas vozes indevidamente está cometendo um crime”, afirmou.

O dublador ainda menciona que colegas de profissão que também estão passando por isso irão acionar a justiça para receber o dinheiro pelo trabalho usado indevidamente, bem como para reprimir esta prática criminosa.

Por fim, ele faz um alerta para pessoas na internet que usam vozes de personagens queridos para fazer memes e vídeos engraçados. O ator diz que particularmente não se incomoda, mas que é importante tomar cuidado para que a brincadeira não seja usada para uma causa política ou ideológica e, assim, gerar problemas para os dubladores. “Por favor sejam conscientes, sejam responsáveis […] respeitem os dubladores e as suas vozes por que a nossa voz é o carro para o taxista”, encerra.

Sair da versão mobile