Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Dorival anuncia a convocação da Seleção para as Eliminatórias; veja a lista

Mauro Pimentel / AFP

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Junior, anunciou nesta sexta-feira (27), na sede da CBF, no Rio, os 23 jogadores convocados para os jogos pela 9ª e 10ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em outubro.

Guilherme Arana, do Atlético, está novamente na lista. Ele é, hoje, o titular da lateral esquerda da Seleção Brasileira. Novidades ficaram por conta do lateral-esquerdo Abner Vinícius, 24 anos, do Lyon-FRA, e Vanderson, do Monaco, na lateral direita. No ataque, Igor Jesus, do Botafogo, aparece em sua primeira relação.

O Brasil enfrenta o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, uma quinta-feira, às 21h (de Brasília), e o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, uma terça, às 21h45 (de Brasília).

A equipe está na quinta colocação das Eliminatórias, com dez pontos em oito jogos, dentro da zona de classificação para a competição que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Raphinha, do Barcelona, está de volta. Ele estava suspenso para setembro e a comissão técnica entendeu que seria a oportunidade de observar outros nomes para a posição naquele momento. Estêvão, de 17 anos, do Palmeiras, ficou fora por causa de uma lesão. Outro que retornou foi o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal.

Dorival continua sem Neymar, que não voltou a jogar pelo seu clube, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, ainda em recuperação da grave lesão no joelho sofrida em outubro passado, atuando pela Seleção contra o Uruguai.

O grupo vai se apresentar a Dorival na segunda-feira, dia 7 de outubro, em São Paulo, onde treinará até 9 no centro de treinamento do Corinthians, quando viaja a Santiago. Em 11 de outubro, um dia depois de enfrentar o Chile, o grupo viaja direto a Brasília, para se preparar para encarar os peruanos.

Veja a lista de convocados

Goleiros

Laterais

Zagueiros

Meio-campistas

Atacantes

Pressão sobre Dorival

Apesar de ter perdido somente uma vez em dez partidas como comandante do time da CBF, Dorival Júnior começa a viver um início de pressão por melhores desempenho e resultados. São quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.

Depois da eliminação nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, para o Uruguai, em julho, o time perdeu para o Paraguai, um dos piores na tabela de classificação das Eliminatórias, na última rodada, em setembro.

O 1 a 0 em Assunção deixou o Brasil em quinto lugar na tabela, com dez pontos em oito partidas, na zona de classificação para a Copa dos Estados Unidos, do México e do Canadá, mas empatado em pontos com a Venezuela, a sexta, na posição limite para ir ao Mundial. O sétimo ao final do qualificatório jogará uma repescagem mundial.

Agora, pela frente, terá os dois piores times nas Eliminatórias nas oito primeiras rodadas, o que aumenta a pressão por vitórias. Os peruanos estão na lanterna, com apenas três pontos, enquanto os chilenos estão em penúltimo, com cinco pontos. A distância do Chile para a 8ª, a Bolívia, é de quatro pontos.

Sair da versão mobile