Dia das Crianças: Especialista alerta sobre segurança com brinquedos

Compartilhe

O Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro – é considerada a terceira melhor data para os comerciantes e momento também de atenção redobrada com a segurança da crianças. Isso porque muitos pais e familiares aproveitam a ocasião para presentear filhos, sobrinhos e afilhados com brinquedos – que em muitos casos são eletroeletrônicos.

Apesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para evitar acidentes envolvendo energia elétrica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2020, aconteceram 67 mortes de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, em todo o país. Não houve nenhum caso fatal em Minas Gerais.

De acordo com o técnico do Sistema Elétrico da Cemig, Marco Aurélio da Silva, os equipamentos eletroeletrônicos merecem atenção especial e cuidados na preservação e manuseio.

Os celulares e os tablets requerem muita atenção. É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada. “Aparentemente inofensivos, esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, alerta.

Ouça

Marco Aurélio da Silva – técnico da Cemig

There is no ads to display, Please add some

Compartilhe