A Câmara Municipal de Juiz de Fora escolheu, por meio de votação, quais escolas participarão em 2024 do Parlamento Jovem, ligado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com foco em estudantes do ensino médio; e o Câmara Mirim, para estudantes do 8º e 9º anos de Juiz de Fora.
Câmara Mirim
A instalação do projeto ficou definida para o dia 10 de abril no Plenário da CMJF. A partir da próxima semana, a coordenação do Câmara Mirim visitará as escolas apresentando o trabalho e a proposta da iniciativa. Após as visitas, cada escola participante deverá encaminhar o nome de dez estudantes que vão desenvolver temas para serem debatidos ao longo do ano.
Para o Câmara Mirim, foram sorteadas as escolas públicas:
- Escola Estadual Duarte de Abreu,
- Escola Municipal Carlos de Augusto de Assis,
- Escola Estadual Antônio Carlos,
- Escola Municipal Professora Thereza Falci e
- Escola Municipal Doutor Paulo Japiassu.
Já as escolas particulares sorteadas foram:
- Colégio Academia,
- Apogeu,
- Colégio Cave,
- Escola Hub e
- Centro Educacional Aguiar Celeghini (Ceac).
Parlamento Jovem
Já para o Parlamento Jovem foram selecionados o Colégio Academia, o Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio Pio XII, Escola Estadual Duarte de Abreu e a Escola Estadual São Vicente de Paulo.
Atualmente, a CMJF coordena o Polo Zona da Mata II, que debate regionalmente o assunto para levá-lo à discussão estadual no fim do ano. Até 15 estudantes de cada escola poderão participar dos debates.
A abertura da etapa municipal está prevista para 13 de março, e até o mês de outubro ocorrem as etapas regionais e estaduais.