Crimes contra o patrimônio sofrem queda de 25% em Juiz de Fora

Os crimes contra o patrimônio caíram 25,5% em Juiz de Fora, no ano de 2024. Foram 4.411 ocorrências registradas entre janeiro e outubro deste ano, contra 5.920 no mesmo período do ano passado.

Os dados foram apresentados durante encontro da metodologia Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), realizado na terça-feira (19).

O encontro contou com representantes das forças de segurança pública de Minas Gerais que se reuniram em Juiz de Fora para debater, com atores locais, ações integradas no âmbito da 4ª Região Integrada de Segurança Pública, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de criminalidade na região. Durante o encontro, foram discutidos dados sobre a criminalidade do município e o andamento da metodologia, com destaque para ações e encaminhamentos pactuados. 

Índices do levantamento

De acordo com o levantamento, em relação as Zonas Quentes de Criminalidade (ZQCs), os índices de criminalidade caíram 22%. Os roubos nas ZQCs registraram queda de 47%, enquanto furtos consumados caíram 14%.

Sobre os crimes contra as pessoas, os roubos nas ZQCs apresentaram uma queda expressiva de 65%, e os furtos diminuíram 24%, resultando em uma redução total de 33%.

Além disso, ao longo de 2024, a PCMG realizou 8 operações e efetuou 7 prisões em Juiz de Fora.

Participaram do encontro do Igesp no município representantes da Sejusp, Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público (MPMG), Poder Executivo Municipal, o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora.