Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Covid-19: começa aplicação de nova dose da vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos em Juiz de Fora

pjf-vacinacao-covid-doses-educacao-juiz-de-fora-jf

Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora

A partir desta segunda-feira (11), na ação de imunização contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação da nova dose da vacina bivalente para as pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos que tomaram a bivalente há seis meses ou mais. O novo imunizante oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como a variante Ômicron.

Esse público deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h. Às quintas-feiras, o horário de vacinação na parte da tarde é das 13h às 14h30. Outra opção é o Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), na Rua Batista de Oliveira, 943, no bairro Granbery, das 8h às 16h, sem pausa no horário do almoço.

Ouça a reportagem onde o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Thomaz reforça a importância da vacinação para estes públicos-alvos.

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Campanha-vacina-bivalente-covid-19.mp3

Nas mesmas unidades, há a aplicação da primeira dose para as pessoas com 18 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, grávidas ou puérperas (até 45 dias após o parto), e as pessoas com comorbidades a partir de 12 anos.

As grávidas e puérperas também podem buscar por esta vacina no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), na Rua São Sebastião, 772/776, Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

A Secretaria de Saúde pede que as pessoas já levem impressa e preenchida a Ficha de Vacinação, para agilizar o processo de triagem e atendimento.

Quem pode se vacinar?

Para receber a vacina bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses dos imunizantes contra Covid-19, após um intervalo de quatro meses de sua última dose recebida. 

Pacientes acamados, que pertencem ao público prioritário, em áreas descobertas por uma UBS, devem entrar em contato pelo telefone (32) 3214-4180.

Para receber a vacina bivalente, a pessoa imunossuprimida com 12 anos ou mais precisa ser:

As vacinas de rotina podem ser recebidas conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19, sem qualquer tipo de problema.

Vacinação monovalente

A vacinação de primeiras, segundas e terceiras doses monovalentes para as crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos acontece no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

As crianças de cinco a 11 anos, 11 meses e 29 dias poderão se imunizar em 20 UBSs e no DSMGCA.

As pessoas maiores de 12 anos também podem ser imunizadas com a monovalente nessas mesmas 20 unidades, com os jovens de 12 anos a menores de 18 anos podendo também se vacinar no DSMGCA. 

Documentação

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida.

Crianças, pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade podem apresentar a certidão de nascimento. A PJF pede que seja levada uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora. 

As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência. As grávidas precisam apresentar o cartão pré-natal, e as puérperas, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com deficiência de 12 anos ou mais precisam apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses.

Endereços dos locais de vacinação

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) – exclusivamente para crianças e adolescentes com a monovalente (seis meses a 5 anos) e para grávidas e puérperas (45 dias após o parto) com a bivalente – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (vacinação contra Covid) e das 8h às 14h (demais vacinas de rotina)

Rua São Sebastião, 772/776, Centro.

Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) – aplicação da vacina bivalente para as pessoas de 18 anos ou mais e imunização de rotina para pessoas com 60 anos ou mais – das 8h às 16h

Rua Batista de Oliveira, 943, bairro Granbery.

UBSs que vacinam com a bivalente, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h (quintas, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 14h30):

UBSs que vacinam pessoas maiores de cinco anos com a monovalente, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h (quintas, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 14h30):

Sair da versão mobile