Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Coronavírus: Prefeitura de JF capacita servidores da saúde

enfermeiro-exame-hospital-laboratorio

Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai capacitar toda a rede de assistência à saúde de Juiz de Fora (MG) sobre como proceder em casos suspeitos do coronavírus na cidade, a partir do dia 3 de março.

A capacitação envolverá todas as unidades básicas de saúde (UBSs), de urgência e emergência, de Pronto Atendimento (UPAs), Regional Leste, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e HPS, além da rede particular do Município.

A decisão foi tomada durante reunião entre técnicos da SS e da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

A Secretaria de Estado de Saúde destacou – por meio de nota técnica – três situações possíveis da doença:

* Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, os extremos de idade, imunossuprimidos ou indivíduos que tenham utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

** Foi definida como transmissão local, a confirmação laboratorial de transmissão de COVID-2019 entre pessoas com vínculo epidemiológico comprovado. Os casos que ocorrerem entre familiares próximos ou profissionais de saúde de forma limitada não serão considerados transmissão local. As áreas com transmissão local serão atualizadas e disponibilizadas no site do Ministério da Saúde, no link: saude.gov.br/listacorona.

*** Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por COVID-2019, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.

Sair da versão mobile