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Consumidora denuncia aumento de quase 750% na conta de água em Goianá (MG)

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Após divulgação de uma matéria da Itatiaia, nesta semana, de uma conta de água da Copasa, com aumento de quase 3.000%, em Belo Horizonte, nossa reportagem recebeu demanda semelhante em Goianá, na Zona da Mata. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é a responsável pelo atendimento na cidade que fica a cerca de 40 km de Juiz de Fora

Raquel Fracette entrou em contato e relatou que a conta de água costuma dar entre R$ 60 e R$ 70. Em março deste ano, o valor foi R$ 525, alta de 750%. Ela contou à reportagem que fez checagens se havia algum vazamento na residência e contestou.

Segundo relato da moradora, durante o processo, a Copasa enviou um aviso de corte de água, o que fez com que ela pagasse a conta, mesmo com a reclamação ainda em aberto.

Ouça a reportagem com o relato da moradora e o posicionamento da Copasa:

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2023/08/02.08_Materia-reclamacao-Copasa.mp3

Íntegra da nota da Copasa sobre o caso

A Copasa informa que todos os protocolos registrados pela cliente foram devidamente atendidos e as respostas encaminhadas diretamente aos contatos registrados pela solicitante nos canais de atendimento da Companhia.

Importante mencionar que, em outubro de 2022, o hidrômetro instalado na residência da cliente foi substituído em conformidade com o Programa da Copasa de Melhorias da Qualidade de Micromedição (PMQM), regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que orienta a troca periódica dos equipamentos, em intervalos não superiores a 5 anos. Essa ação visa a manutenção dos medidores para que operem de forma confiável e com a garantia de uma medição correta do volume de água consumida nos imóveis.

Após a substituição, o consumo medido pelo hidrômetro se manteve estável até o mês de março de 2023, quando então a cliente relatou o aumento em sua fatura. Neste caso, a pedido da própria cliente, foi realizada uma aferição do hidrômetro instalado em seu imóvel, com o objetivo de verificar se havia alguma irregularidade no funcionamento do aparelho e que pudesse estar alterando o valor da fatura.

No entanto, após todos os testes e ensaios, ficou constatado no laudo do SENAI CETEC – órgão responsável pela perícia – que o equipamento estava funcionando normalmente e dentro dos limites estabelecidos pelo Inmetro, sendo que, neste caso, não cabe retificação da fatura conforme previsto pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE-MG).

Desta forma, estando todos os protocolos atendidos e o laudo da perícia do hidrômetro não apontando irregularidades, a fatura, referente ao exercício de 03/2023, que ainda se encontrava em aberto, entrou para o processo normal de cobrança.

A Copasa aproveita para orientar aos seus clientes que, em casos como esse, também verifiquem se não há vazamentos internos no imóvel, pois eles podem provocar o aumento do consumo de água e, consequentemente, da fatura. Por isso, a Companhia solicita aos clientes que façam uma verificação nas instalações dos imóveis e, caso identifiquem e solucionem o vazamento, que apresentem as evidências para a possível correção das faturas.

A Copasa reforça ainda, que se mantém à disposição de seus clientes, para o esclarecimento de dúvidas sobre as faturas e que avalia cada caso individualmente. Por isso, é muito importante que os usuários registrem suas dúvidas em relação à cobrança, nos canais de relacionamento da Companhia e também mantenham seus dados para contato sempre atualizados.

Os clientes podem falar com a Copasa pelos 115 ou 0800 300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site, com funcionamento 24 horas. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

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