Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Compras de Natal: 33% dos brasileiros têm contas em atraso

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e SPC Brasil aponta que 1/3 dos brasileiros – que pretende ir às compras no Natal – possui contas em atraso.

Segundo os números, três em cada 10 entrevistados gastam mais do que podem nos presentes de Natal. Atitudes impensadas levaram 15% dos consumidores que presentearam em 2018 a ficar com nome sujo; valor médio das dívidas é de R$ 847.

Ainda segundo a pesquisa, mesmo com as dívidas, cresceu de 28 para 33% o número de brasileiros que possui intenção de presentear no Natal, mesmo com contas em atraso. Destes, 66% estão com restrição em seus CPFs.

15% dos entrevistados admitem ter ficado com o nome sujo em razão das compras feitas no Natal de 2018. 9% continuam negativados e 7% conseguiram limpar o nome.

Segundo o SPC Brasil, fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar as finanças.

Os dados revelam que três em cada dez (26%) consumidores que pretendem comprar presentes no Natal admitem gastar mais do que podem, percentual que chega a 32% entre as mulheres e 28% nas classes C e D. Esse número representa um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao ano passado, que era de 19%.

Além disso, a pesquisa aponta que 8% dos entrevistados irão negligenciar compromissos financeiros assumidos anteriormente para realizar compras típicas deste período.

Sair da versão mobile