Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Compacc aprova tombamento do Centro Esportivo do Instituto Granbery

Imagem: Google Maps/Reprodução

Após meses de discussões e adiamentos, o tombamento do Centro de Educação Física e Esporte do Instituto Granbery foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compacc) de Juiz de Fora.

Foram nove votos favoráveis e quatro contra, na votação dos conselheiros na primeira reunião extraordinária em 2024, realizada de forma online na tarde desta segunda-feira (15). 

Agora o processo será encaminhado para sanção da Prefeita Margarida Salomão.

Local histórico para o futebol nacional

Como a Itatiaia divulgou, o processo de tombamento se deve porque, documentos da escola e da imprensa juiz-forana mostram que no campo de futebol do Granbery pode ter ocorrido um partida de futebol antes da chegada de Charles Miller no Brasil. Segundo documentos da instituição, a bola teria rolado nos gramados do Granbery em 1893, um ano antes do esportista apontado como o pai do futebol nacional desembarcar no país com a suposta primeira bola em 1894.

Leilão para quitar parte das dívidas

O futuro do terreno era alvo de um impasse entre os que defendiam a preservação e a possibilidade de parte dele, que envolve piscina, campo de futebol e parte do bosque, ser leiloada. o valor está estimado em R$ 40 milhões de reais, quantia que ajudaria no pagamento de parte das dívidas trabalhistas e tributárias da Rede Metodista, que ultrapassam os R$ 2 bilhões. 

O caso tramita na 2ª Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências, na comarca de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Embora marcado e remarcado algumas vezes, o leilão ainda não foi realizado. 

Leia também

Sair da versão mobile