Em reunião na noite desta quinta-feira, 17, o Comitê de Enfrentamento à Covid 19 de Juiz de Fora vetou o início de aulas presenciais no Colégio Militar. A retomada estava prevista para a próxima segunda-feira, 20.
A decisão foi tomada devido ao aumento de 70% da média móvel diária de casos confirmados da doença na cidade. Enquanto no dia 09 de setembro Juiz de Fora apresentava 27 casos confirmados por dia; no dia 17 o número saltou para 46 por dia.
As informações foram repassadas pela assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, uma das mais de 15 entidades que integram o comitê.
Segundo o Executivo, um representante do Colégio Militar esteve na reunião da noite desta quinta e apresentou o protocolo de retomada. Ele foi bem avaliado pelo grupo, mas os números da pandemia impediram o retorno.
A Prefeitura edita nesta sexta-feira, 18, decreto proibindo a reabertura de escolas. A expectativa é que os protocolos em conjunto sejam discutidos em um prazo de 15 dias.
Por conta dos números, a cidade também não vai avançar para a Onda Verde, apesar de ter sido autorizada pelo estado. Também na reunião, sindicatos de bares e restaurantes solicitaram o retorno da modalidade self service, o que permanece vetado.
Sobre o funcionamento de parques, foi decidida a reabertura, neste sábado, 19, do Parque da Lajinha, com permissão de até 100 pessoas. O protocolo será definido hoje à tarde.
Parque Halfeld e Parque do Museu Mariano Procópio permanecem fechados.