Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Comércio de móveis assina TAC para aumentar segurança no trabalho, na Zona da Mata

Divulgação

Comércio de móveis localizado na Zona da Mata, assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A cidade da empresa não foi informada pelo órgão.  

O empregador assumiu 14 obrigações que irão contribuir para o aumento do nível de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Algumas devem ser implementadas imediatamente e há outras que variam entre 30 e 90 dias a contar da assinatura do TAC.

A atuação do MPT nesse caso teve origem em fatos denunciados, que segundo o procurador do Trabalho responsável pelo procedimento, noticiaram “grave risco à saúde e à segurança dos trabalhadores”.

Conforme o órgão, elaborar, implementar e manter os Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estão entre os compromissos firmados no TAC. O empregador deve ainda disponibilizar um local adequado para refeições, arejado, com mesas, assentos, meios para aquecimento de refeições e água potável e fresca.

A adequação do ambiente também se aplica às instalações sanitárias. O TAC é válido por prazo indeterminado e ainda prevê multas que variam entre R$ 3 mil a R$ 10 mil reais por eventual descumprimento das obrigações assumidas.

Sair da versão mobile