A Fifa abriu nesta quinta-feira (28) a votação para a escolha do melhor jogador (e jogadora) do mundo na temporada 2023/2024, o seu prêmio “The Best Fifa Awards”.
Capitães e treinadores das seleções das 211 associações filiadas, além de jornalistas e torcedores, poderão votar em 11 jogadores e 11 jogadoras escolhidas por um painel de especialistas. Também haverá escolha do melhor goleiro e goleira e melhor treinador e treinadora.
Esta lista ainda não foi divulgada, mas a Itatiaia apurou que Vinícius Júnior, brasileiro do Real Madrid-ESP, e Rodri, espanhol do Manchester City, estão nela.
Ambos protagonizam outra disputa de melhor jogador do mundo, o Bola de Ouro, dado pela revista France Football em 28 de outubro, com vitória de Rodri, em resultado que gerou controvérsia no mundo do futebol.
Critérios para votação
Os capitães e treinadores poderão até o dia 10 de dezembro, por meio de um aplicativo que pode ser baixado nos celulares. Cada associação será responsável por orientar seus profissionais.
O período de atuação dos atletas para a escolha abrange 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024. Inclui, portanto, a Liga dos Campeões da Europa vencida pelo Real Madrid, a Copa América dos Estados Unidos e a Eurocopa da Alemanha, conquistada pela Espanha.
Cada votante pode escolher três jogadores e três jogadoras, da lista de 11. Jornalistas dos países filiados também votam por meio de aplicativos de celulares. Torcedores poderão fazer sua escolha por meio do site da Fifa (Fifa.com), mas esta votação ainda não foi aberta.
Segundo a Fifa informou em comunicado às associações filiadas, “os quatro grupos de eleitores têm todos o mesmo peso eleitoral, independentemente do número real de eleitores em cada grupo (ou seja, os votos dos treinadores, capitães, jornalistas especializados e fãs constituirão cada um um quarto da votação (25%), não obstante o número de eleitores em cada grupo).
A data em que ocorrerá o evento do The Best ainda não foi divulgada. Os melhores de 2022/2023 foram premiados em 15 de janeiro de 2024, em Londres.
O painel de especialistas escolherá cinco treinadores e treinadoras e cinco goleiros e goleiras para serem votados. Cada votante pode apontar três nomes.
A Fifa planejava alterar o nome e o método de votação de seu prêmio, mas no fim das contas manteve tudo como estava. A entidade estudou as mudanças após o fiasco da última edição. Lionel Messi, ganhador do “The Best” como melhor jogador de 2022/2023, não compareceu à cerimônia realizada em 15 de janeiro de 2024, em Londres. Nem mesmo o argentino pareceu ter concordado em levar o troféu pela oitava vez.
O melhor do mundo da Fifa
Em 1991, a Fifa criou o seu prêmio de melhor jogador do mundo. O primeiro vencedor foi o alemão Lothar Matthaus, pela campanha do tricampeonato mundial de sua seleção na Copa do Mundo de 1990, na Itália.
Entre 2010 e 2015, a Fifa e France Football organizam juntos a premiação, o que transformou o prêmio de melhor jogador do mundo no “Fifa Bola de Ouro”.
Em 2016 o prêmio da Fifa virou The Best. Na premiação votam jornalistas de países das 211 associações filiadas à Fifa, além dos capitães e treinadores também de todas as seleções do mundo.
Como na Bola de Ouro, o último brasileiro a ganhar o prêmio de melhor jogador da Fifa foi Kaká, em 2007, por suas atuações no Milan. Antes dele, outros quatro brasileiros venceram a premiação: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005).