Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Chuva em Ubá: cidade tem dia de limpeza e reparos após fortes chuvas

O domingo (14) é marcado pela limpeza e reparo das áreas afetadas após as fortes chuvas em Ubá, na Zona da Mata. No sábado (13), em pouco mais de 1h, foram 90 milímetros de chuva, causando danos materiais e alagamentos.

A Secretaria de Ambiente identificou mais de 20 pontos da cidade com demandas de ações intensas de limpeza.

A Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil atualizou que o número de desalojados subiu para 11, nos bairros Eldorado, Colina Jardim Glória e Santa Edwiges. Nenhum imóvel foi interditado. As pessoas foram abrigadas em casas de amigos e parentes. Não há pessoas ilhadas ou locais sem acesso em nenhum distrito ou localidade da cidade.

O Corpo de Bombeiros informa que de 18h42 de sábado até 1h22 de 14 foram oito registros de atendimento entre alagamentos, enxurrada, dentre outros. Militares da 2ª Companhia de Bombeiros Militares permanecem em prontidão para novos atendimentos.

A Defesa Civil permanece realizando vistorias e monitorando áreas de risco.

Com a previsão de mais chuvas, alerta-se para o aumento do risco de deslizamentos de encostas. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Limpeza e reparos

Além do Colégio Tiradentes, houve quedas de muro na escola Municipal Pedro Perón (Ubá Pequeno), e em residência no bairro Cibraci.

Equipes da Secretaria de Obras atuam para o restabelecimento emergencial de vias e acessos. Em razão das obras de drenagem em andamento na Rua Coronel Júlio Soares, uma passagem provisória de madeira foi construída para acesso dos moradores da rua Amélia Duarte Sol.

No bairro Bom Pastor, em razão da obstrução de bocas de lobo, equipes atuam nas ruas José Resende Brando e Itaperuna para limpeza e remoção do barro. No bairro Vila Mariah foi feito reparo provisório após o deslocamento dos bloquetes do calçamento pela força das águas.

Diversos bairros registraram problemas em sua pavimentação, com remoção de asfalto ou de blocos de calçamento. A Secretaria de Obras está priorizando áreas conforme os impactos e a gravidade de cada situação.

Sair da versão mobile