No próximo sábado (12), São João del-Rei festeja Nossa Senhora do Pilar, a padroeira da cidade histórica e da Diocese. O tema da festa é “Mãe do Pilar, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. Esta devoção surgiu na Espanha, chegou ao Brasil em 1690 e esta presente em várias cidades do interior de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nesta ano, a Diocese celebra 70 anos da coroação pontifícia da imagem da Catedral Basílica. O Papa Pio XII autorizou a cerimônia que foi celebrada em 12 de outubro de 1954 pelo arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira.
Está em andamento a programação preparatória com missa e novena às 7h; às 18h30, recitação do terço e às 19h, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Cada dia há a participação de um sacerdote e de comunidades das paróquias da Diocese.
Dentro da programação da festa da padroeira, no sábado (12), a cidade recebe a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação pelo Brasil. A programação vai começar às 6h e terá missas solenes e celebrações ao longo do dia. Após a missa solene cantada das 9h30, o Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento vai renovar, diante da imagem de Nossa Senhora do Pilar, a consagração da Diocese à Virgem Maria.