Dois acidentes mobilizaram equipes de segurança em Juiz de Fora na manhã desta terça-feira (23). Um ônibus e um carro colidiram no cruzamento entre Rua Silva Jardim e as Avenidas Rio Branco e Andradas, deixando quatro feridos. O motorista do carro apontou uma indicação errada do GPS como causa da batida.
A outra ocorrência envolveu um ônibus e uma ciclista, na Avenida Brasil, próximo à Ponte Domingos Alves Pereira, na Avenida Brasil, em Santa Teresinha.
A concessionária Via JF divulgou nota sobre ambos os casos.
GPS apontado como causador de colisão
De acordo com Polícia Militar, o motorista do carro de Visconde do Rio Branco explicou que transitava pela Avenida Rio Branco sentido Centro, seguindo as orientações do GPS. O aplicativo mandou que ele virasse à esquerda no cruzamento com a Rua Silva Jardim. Ele não observou a sinalização e fez a conversão entrando na pista central e colidindo na lateral do coletivo que fazia a linha 406 – Santa Rita/Sr. Neném.
Quatro pessoas ficaram feridas, duas no carro e duas no ônibus, todos estavam conscientes, segundo a PM e tiveram ferimentos leves, conforme a Via JF. Eles foram levados para atendimento hospitalar, mas como as identidades não foram divulgadas, não foi possível apurar os estados de saúde.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros, da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e da Polícia Militar atenderam à ocorrência.
Segundo a Via JF, o ônibus foi substituído imediatamente, sem prejuízo para o itinerário e minimizando o impacto para os passageiros. Informou que a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho realizou as perícias para apurar detalhes e contribuir com a investigação das causas do acidente.
Colisão na Avenida Brasil
Conforme a ocorrência policial, a vítima, ciclista, estava parada esperando na Rua José Eutropio esquina com Avenida Brasil, esperando o sinal de trânsito abrir para atravessar, quando o ônibus acertou a bicicleta, que foi danificada. A vítima não sofreu ferimentos, mas foi atendida pelo Samu, que a liberou no local.
A PM disse que o motorista do veículo 204 que faz a linha 100 – Filgueiras relatou que percebeu que esbarrou a frente do veículo em algo, sem conseguir visualizar o que era. E, depois, a cobradora contou a ele que era uma pessoa que estava parada com uma bicicleta. Ainda de acordo com a cobradora, a vítima estava fora da ilha que existe no local, já com parte da bicicleta e do corpo na via.
Segundo a Via JF, houve perícia da empresa no local para apurar as causas do acidente.