Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Carnaval 2022: Prefeitura realiza seminário em Juiz de Fora

feriado carnaval

Foto: Marcos Alfredo

Prefeitura de Juiz de Fora realiza o Seminário “O Carnaval e a Cidade” de terça-feira, 9, a sexta-feira, 12. Promovido pela Funalfa, a abertura será às 19h. O evento vai contar com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), da diretora-geral da Funalfa Giane Elisa Sales de Almeida, do presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer (PT), e de representante da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora.

Com 4 dias de duração, o evento ocorre no Teatro Paschoal Carlos Magno, reunindo representantes dos diversos segmentos responsáveis pela organização da Folia de Momo, incluindo blocos, escolas de samba, foliões, secretarias municipais e forças de segurança. Também foram convidados pesquisadores e gestores com atuação na área.

Segundo a Funalfa, ainda há vagas disponíveis para as pessoas interessadas em participar dos debates, bastando preencher o formulário pela internet.

O seminário integra a programação do Mês da Consciência Negra. Em função da pandemia de Covid-19, a fundação explicou que o Teatro Paschoal Carlos Magno poderá receber público máximo de 240 pessoas, seguindo os protocolos de segurança.

Programação:

Dia 9 | Terça-feira
19h – Abertura com a prefeita Margarida Salomão, a diretora-geral da Funalfa Giane Elisa Sales de Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer, e representante da LIESJF
Intervenção artística: Samuel Oliveira, interpretando sambas de compositores locais.

Mesa: “Carnaval: Participação Popular e Perspectivas Sanitárias”, com o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular, Martvs Chagas, e a secretária de Saúde, Ana Pimentel.

Mediação: Giane Elisa Sales de Almeida – diretora-geral da Funalfa.

Dia 10 | Quarta-feira

14h – Credenciamento
14h30 – Mesa: “Juiz de Fora: Conheço Você de Outros Carnavais!”
Palestrante: Carlos Fernando Cunha – doutor em Educação pela UFMG, pós-doutor em Educação pela UERJ, pesquisador e professor da UFJF. Formado em Canto Popular na Bituca: Universidade da Música Popular. Um dos responsáveis pelo projeto “Ponto do Samba”, que pesquisa e divulga a produção de samba local. Produziu o documentário “Vai Manter a Tradição – O Samba em Juiz de Fora”.
Mediação: Maria Luiza Igino – chefe de gabinete da Funalfa

19h – Mesa: “Carnaval e a Cidade: a Alegria é Um Direito”

Palestrante: Guilherme Varella – pesquisador, gestor cultural, advogado e músico. Diretor do Instituto Cultura e Democracia. Doutor em direito pela USP, onde também fez o mestrado (2013) e se graduou (2006). Estuda o direito ao carnaval e à política pública do carnaval de rua de São Paulo. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015/2016). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete e Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013 a 2015), exercendo interinamente o cargo de Secretário Municipal de Cultura, entre janeiro e fevereiro 2015. Foi consultor do Ministério da Cultura, em 2010, atuando na elaboração do Plano Setorial de Culturas Indígenas e Plano Nacional de Culturas Populares, com ênfase em sua parte jurídica, e do Governo do Distrito Federal, na política pública do Carnaval de Rua. É consultor na área de direitos e políticas culturais, direitos autorais, cultura e tecnologia, gestão cultural e políticas públicas.

Mediação: Eduardo Crochet – pesquisador convidado

Dia 11 |Quinta-feira

14h – Credenciamento
14h30 – Mesa: “Carnaval e Segurança Pública”
Convidados: Representantes da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
19h – Mesa: “Desenvolvimento Econômico e Turismo”
Convidados: Representante da Belotur, responsável pela turistificação do carnaval de Belo Horizonte; secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de JF, Ignácio José Godinho Delgado, e secretário de Turismo de JF, Marcelo do Carmo
Mediação: Giovana Bellini – gerente de Estratégia e Inovação da Funalfa

Dia 12 | Sexta-feira

9h30 – Mesa “Memórias do Carnaval”
Convidados: dirigentes de escolas de samba e blocos mais antigos de Juiz de Fora e da LIESJUF
Mediação: Eduardo Faria – supervisor de Memória do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Funalfa
14h30 – Plenária para construção do Pacto pelo Carnaval de Juiz de Fora / Propostas para o futuro do carnaval.

Sair da versão mobile