Câncer de mama: Especialista fala sobre importância do autoexame

Neste mês acontece a campanha do “Outubro Rosa”, que tem o intuito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2020 da incidência de câncer de mama no Brasil é de 66.280 casos novos da doença para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor, conforme o instituto, corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Neste ano tem uma particularidade que é a pandemia da covid-19, o que tem contribuído prejuízo no diagnóstico da doença.

ofertas chevrolet carro novo

De acordo com o mastologista, Jakson Moura, nos primeiros seis meses de 2020, teve uma redução de 41% de oferta de mamografias realizadas pelo SUS, na faixa-etária de 50 a 69 anos. Ele ressaltou ainda que 70% dos casos da doença são diagnosticados de forma tardia. Para isso, ele faz um alerta sobre a importância do diagnóstico.

especialista Jakson Moura

Para prevenir o câncer de mama, dentre as orientações, o mastologista recomenda uma vida saudável, uso prudente de hormônio, realizar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e boa saúde mental.

O especialista orienta como fazer o autoexame.

orientações do especialista Jakson Moura
radio ao vivo mais ouvida em jf
-