Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Campeãs: Mocidade Alegre e Partido Alto vencem os desfiles das escolas de samba em Juiz de Fora

Foto: Joubertt Telles/Itatiaia jF

Mocidade Alegre, no Grupo Especial, e Partido Alto, no Grupo de Acesso I, foram as grandes campeãs do Carnaval 2024 em Juiz de Fora. Além delas, a Encantos da Vila ganhou o Grupo de Acesso II, onde desfilou sozinha.

Estes foram os resultados das apurações das notas dos jurados, na tarde desta segunda-feira (12), no Teatro Paschoal Carlos Magno. Poucos representantes das 14 agremiações que participaram do desfile competitivo puderam acompanhar no local.

Com as notas conhecidas, as agremiações receberam o troféu “Guerreira da Folia”. Agora, sete delas, retornam ao desfile das campeãs nesta terça-feira (13), na Passarela do Samba, com acesso gratuito às arquibancadas. Confira abaixo a ordem do desfile das campeãs

Última colocada no Grupo Especial, a União de Santa Luzia foi rebaixada ao Grupo de Acesso em 2025.

“O sorriso dessa gente”

Celebrando o riso, a risada, a gargalhada, a alegria e até a ironia e o deboche, a Mocidade Alegre, do Bairro São Mateus, foi a quinta escola a desfilar, já na madrugada desta segunda (12).

O enredo “Sou inocente, sou irreverente, sou Mocidade, o sorriso dessa gente” foi construído pela Comissão de Carnaval e conquistou 189,80 – perdeu apenas 0,2 de um dos jurados da Comissão de Frente.

É o segundo título na elite do carnaval juiz-forano, o primeiro foi em 2011. Além disso, a amarelo, vermelho, azul e branco da Zona Sul já levantou a taça duas vezes nos antigos Grupo B e no Grupo de Avaliação. A escola comemorou 22 anos em 21 de janeiro.

Classificação do Grupo Especial

“O chão vai tremer”

Trazendo um enredo de raízes africanas. o Partido Alto somou 189,90 pontos e ganhou o Grupo de Acesso I em 2024. A verde e rosa radicada na Avenida Brasil, vizinha à Passarela do Samba, foi a penúltima escola a desfilar, já na madrugada de domingo (11).

O enredo “Patakuri, Agbara Irin”, uma homenagem ao orixá Ogum, deu à escola o terceiro título no Grupo de Acesso, os anteriores foram em 2003 e em 2009. Aos 56 anos, o Partido Alto já foi tricampeão dos blocos em 1972, 1973 e 1974 e também já venceu o Grupo Especial em 1980, 1982 e em 1997.

Com a vitória, Partido Alto vai desfilar no Grupo Especial no Carnaval 2025.

Classificação do Grupo Especial

Homenagem ao Pai da Alegria, Chico Humaitá

A Encantos da Vila é a caçula entre as escolas de samba de Juiz de Fora: foi fundada em 20 de fevereiro de 2020. Foi a única a desfilar no Grupo de Acesso II – no entanto, precisava somar uma pontuação mínima de 175 pontos para conquistar a vaga no Grupo de Acesso I.

A agremiação trouxe uma homenagem a Chico Humaitá, morador ilustre e baluarte dos festejos do do Monte Castelo. O carnavalesco Rodrigue Costa explorou o verde, laranja e branco e a escola cumpriu a missão: com 181,1 pontos estará no Acesso em 2025.

Guerreira da Folia

O troféu entregue às escolas campeãs do carnaval de 2024 foi batizado como ”Guerreira da Folia”. É uma homenagem a força do carnaval, “a alegria que emana do samba no pé que invade as quadras e deságua na avenida em uma apoteose de tradição e cultura, ela carrega em si força, determinação e o legado dos antepassados”. O troféu foi criado e confeccionado pelo artista plástico Yure Mendes e teve a direção artística do Carnavalesco Fernando Valério.

Foto: Joubertt Telles/Itatiaia jF

Desfile das Campeãs

O resultado da apuração definiu a ordem dos Desfile das Campeãs, que retorna à programação do Carnaval em Juiz de Fora, nesta terça-feira (13).

Sair da versão mobile