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BR-040: veja os detalhes do projeto de concessão entre BH e Juiz de Fora

Divulgação/Via 040

O edital de relicitação da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, prevê a manutenção de três praças de pedágio, a duplicação de 163 quilômetros na estrada e mais 42 quilômetros de faixas adicionais.

Publicado nesta sexta-feira (29) pelo governo federal, a expectativa do edital é que o leilão aconteça no dia 11 de abril, e encerre parte da novela da concessão da BR-040.

Desde 2017, a rodovia mineira se tornou motivo de incertezas para o setor público e para milhares de motoristas que passam pelo trecho.

A concessionária Invepar, dona da Via 040, administra a rodovia desde 2014, mas em setembro de 2017 pediu ao governo federal para fazer uma “rescisão amigável” do contrato, alegando a redução no volume de tráfego e dificuldades em conseguir licenças para fazer as obras exigidas em contrato.

Dos 557 quilômetros previstos para serem duplicados entre Brasília e Juiz de Fora, a Via 040 executou as obras apenas em 73 quilômetros.

O processo de relicitação se arrastou por anos e o Ministério dos Transportes, ainda durante a gestão do ex-ministro Tarcísio de Freitas (atual governador de São Paulo), decidiu dividir a BR-040 em três partes: o primeiro, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte; o segundo entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) e, o último entre Cristalina e Brasília.

O projeto mais avançado é do trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, que teve edital publicado nesta sexta-feira (29) e tem leilão marcado para o dia 11 de abril.

Ao todo, o trecho tem 232 quilômetros de extensão. Ele começa do entroncamento da BR-356, no km 544, em Nova Lima, na Grande BH, e vai até a interseção com a Antiga União e Indústria, em Juiz de Fora.

O trecho entre BH e Conselheiro Lafaiete é conhecido pelo grande trânsito de caminhões pesados, que transportam minério na região, e pelo alto índice de acidentes. Especialistas apontam que a duplicação da estrada será fundamental para evitar os acidentes com vítimas fatais.

O edital prevê que a empresa que assumir o trecho terá que duplicar 163 quilômetros entre BH e Juiz de Fora, além de outros 42 quilômetros em faixas adicionais.

Veja os detalhes do projeto:

Extensão total da concessão – 232 km
-Entre o entroncamento com a BR-356, no km 544, em Nova Lima, até a interseção com a Antiga União e Indústria, no KM 776, em Juiz de Fora.

Obras de duplicação – 163,9 km

Faixas adicionais – 42,1 km

Correção de traçado – 34

Passarelas – 8

Retornos em nível – 18

Praças de pedágio – 3

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