A EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, informou nesta quarta-feira (28) que combateu 72 incêndios no trecho, em 20 dias de operação.
Um dos casos citados foi o da Serra da Moeda, onde foram utilizados 8 mil litros de água.
“Com o clima seco, o risco de incêndios aumenta significativamente. Precisamos evitar que episódios graves, como o incêndio que ocorreu no Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, em que a EPR Via Mineira colaborou no combate às chamas, se repitam”, destaca Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.
De acordo com Almeida, os incêndios não apenas degradam a qualidade do solo e destroem a vegetação, mas também poluem o ar e resultam na morte de animais, seja pelas chamas ou por atropelamentos enquanto tentam escapar. O executivo alerta que durante a estação seca, o risco de queimadas nas rodovias é ainda maior, e a combinação de ventos fortes com a falta de chuva pode transformar pequenos focos de fogo em grandes desastres naturais e causar acidentes graves.
A orientação para o motorista é que, caso se depare com fogo ou fumaça na estrada, feche os vidros do veículo, mantenha uma distância segura do carro à frente, trafegue com os faróis baixos acesos, evitar ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento e não parar na faixa de rolamento.
O telefone de contato com a concessionária é o 0800 003 1040.
Leia também
- Bombeiros combatem incêndio em lote no distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG)
- Bombeiros atuam em focos de incêndios em vegetação em Juiz de Fora e Leopoldina
- Bombeiros atuam em focos de incêndio no Morro do Cristo em Juiz de Fora
- Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções na Serra do Brigadeiro em MG