Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Boletim da UFJF aponta queda e oscilação em nível elevado de casos confirmados de covid-19 em Juiz de Fora

pjf-vacinacao-covid-doses-educacao-juiz-de-fora-jf

Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora

A 32ª edição do boletim informativo da plataforma “JF Salvando Todos”, da Universidade Federal de Juiz de Fora aponta que o número de vidas perdidas e a taxa de letalidade da covid-19 apresenta queda gradual na cidade.

O motivo é o avanço da vacinação no município, porque as pessoas imunizadas têm menor probabilidade de se contaminarem. E se forem diagnosticadas, a chance maior é de desenvolver quadros mais leves da doença.

No entanto, o documento aponta que o número de casos confirmados da doença vem oscilando ao redor de um nível ainda muito elevado. Para os especialistas, isso é um alerta para a manutenção de medidas de segurança, atenção e cuidado.

O Boletim analisou os dados coletados até o dia 19 de julho. Os números indicavam 40.047 casos confirmados e 1.843 mortes pela covid-19, representando um aumento de 4,8% e 2,8%, respectivamente, quando comparados com os números de quatorze dias atrás.

Esses dados demonstram certa desaceleração nas taxas de crescimento. O percentual de número de casos confirmados e mortes indicaram no período do boletim anterior, 5,5% e 3,5%, respectivamente.

Em relação a taxa de letalidade, os dados também indicam queda. No dia 19 de julho, a taxa de letalidade da covid-19 era de 4,60% na cidade. Os boletins divulgados anteriormente mostram que essa taxa era de 4,85% no dia 7 de junho, 4,76% no dia 21 de junho e 4,69% em 5 de julho.

Apesar de apontar queda gradual nas últimas semanas, a situação ainda pede cautela, pois a taxa de letalidade em Juiz de Fora permanece superior às de Minas Gerais (2,57%) e do Brasil (2,80%).

Sair da versão mobile