O meio-campo Rodri, da Espanha e do Manchester City, foi anunciado como o campeão da Bola de Ouro, prêmio organizado pela revista France Football e pela UEFA. O jogador de 28 anos superou Vinicius Júnior, que ficou em segundo, Jude Bellinghan o terceiro e Dani Carvajal, quarto, os três do Real Madrid.
O troféu entregue nesta segunda-feira (28) premia os destaques da temporada 2023/2024 do futebol europeu. A delegação do Real Madrid não compareceu à cerimônia após o vazamento do resultado.
Rodri, do Manchester City, foi campeão e melhor jogador da Eurocopa, com a seleção e foi um dos pilares do Manchester City, que venceu a Premier League, a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes. Rodri terminou a temporada com 50 jogos e anotou 9 gols e 13 assistências. E se tornou o primeiro espanhol a receber o troféu em 68 anos de existência da premiação.
Ele chegou ao Théâtre du Châtelet, local do evento, de muletas porque se recupera de uma lesão ligamentar no joelho direito, sofrida em 22 de setembro em uma partida do City contra o Arsenal, pela Premier League. Segundo o clube, ele não deve jogar mais na temporada.
Vazamento do resultado leva à boicote do Real Madrid
A informação sobre a vitória de Rodri foi cravada pelo jornalista italiano Fabrizio Romano. E teria impulsionado a decisão da diretoria do Real Madrid de não enviar nenhum representante à cerimônia.
A delegação de 50 pessoas estava pronta para viajar quando a decisão foi tomada. Por isso, nenhum representante do clube recebeu os prêmios vencidos pelos merengues: melhor equipe;, melhor treinador, com Carlo Ancelotti e Kylian Mbappé dividiu o Troféu Gerd Muller, de artilheiro da temporada, com Harry Kane
Vinícius era apontado como favorito ao prêmio individual por ter exercido um papel fundamental na temporada madridista com 24 gols e nove assistências em 39 jogos, nos títulos da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
Quem é Rodri
Rodrigo Hernández Cascante, conhecido como Rodri, nasceu em Madri em 22 de junho de 1996. Formado na base do Atlético de Madrid, ele se profissionalizou no Villarreal, em 2015. Foi na província de Castellón que Rodri concluiu a faculdade de economia e negócios.
Boas atuações pelo Villarreal o levaram de volta ao Atlético de Madrid, em 2018, por 25 milhões de euros. Foi só uma temporada no clube de sua cidade natal, porque em 2019 o Manchester City o contratou por 70 milhões de euros.
Deste então, o meio-campista é um dos destaques do time de Pep Guardiola. Com o City, Rodri conquistou quatro Premier League, uma Liga dos Campeões, um Mundial da Fifa (sobre o Fluminense, em 2023), uma Copa da Inglaterra, duas FA Cup e uma Supercopa europeia.
Pela Seleção da Espanha, além da Euro-2024, também ganhou a Liga das Nações de 2022/2023. Ele foi considerado o melhor jogador dessas duas competições.
Método de votação da Bola de Ouro
A primeira etapa é a criação de uma lista prévia com 30 indicados por um corpo de jornalistas e especialistas da France Football.
Essa lista é submetida a 100 convidados dos países com melhor posição no ranking da Fifa, chamados para votar em quem merece ganhar a Bola de Ouro. Cada jurado seleciona dez jogadores, em ordem decrescente, que recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, de acordo com a posição escolhida.
Aquele que tiver a pontuação mais alta fica com a Bola de Ouro. Em caso de empate, o critério da France Football é levar em conta quem foi mais votado em primeiro lugar.
A história da premiação
Desde 1956, a revista esportiva francesa “France Football” elege anualmente o melhor jogador de futebol do mundo, no mais antigo prêmio do futebol. O primeiro vencedor foi Stanley Matthews, então jogador do Blackpool. Até 1994, o prêmio era entregue apenas para atletas nascidos na Europa. O brasileiro Romário, eleito o melhor do planeta pela Fifa em 1994, nunca conquistou a Bola de Ouro.
Em 2006 passaram a ser incluídos atletas que atuassem fora do futebol europeu, em qualquer parte do mundo, inclusive o Brasil. A única vez que o prêmio não foi dado foi em 2020, por causa da pandemia de Covid-19.
Alemanha, Argentina, Holanda e Portugal lideram o ranking com jogadores que mais vezes ganharam a Bola de Ouro, com oito conquistas cada. O Brasil venceu em cinco oportunidades.
Lionel Messi, da Argentina, com oito bolas de ouro, e Cristiano Ronaldo, de Portugal, com cinco, são os maiores ganhadores. O argentino é o atual vencedor, fruto da campanha argentina com o título mundial de 2022, no Catar. Os dois, ainda em atividade, não foram indicados entre os 30 finalistas ao Bola de Ouro de 2024.
Diferença para o prêmio da Fifa
Em 1991, a Fifa criou o seu prêmio de melhor jogador do mundo. O primeiro vencedor foi o alemão Lothar Matthaus, pela campanha do tricampeonato mundial de sua seleção na Copa do Mundo de 1990, na Itália.
Entre 2010 e 2015, a Fifa e France Football organizam juntos a premiação, o que transformou o prêmio de melhor jogador do mundo no “Fifa Bola de Ouro”.
Em 2016 o prêmio da Fifa virou The Best e a partir da próxima edição, ainda sem data para acontecer, vai mudar para Fifa Awards. A entidade entendeu que a premiação cresceu e que não é apenas eleito o melhor jogador de futebol, mas também jogadora, treinadores, gol mais bonito (o Puskas), etc.
Na premiação votam jornalistas de países das 211 associações filiadas à Fifa, além dos capitães e treinadores também de todas as seleções do mundo.
Os brasileiros vencedores da Bola de Ouro:
- Ronaldo (1997 e 2002)
- Rivaldo (1999)
- Ronaldinho Gaúcho (2005)
- Kaká (2007).
O primeiro brasileiro a receber a premiação foi Ronaldo, em 1997, quando atuava pela Internazionale e onde recebeu o apelido de Fenômeno. Ele ganharia novamente em 2002, quando deixou a Inter para jogar no Real Madrid, mas principalmente por sua atuação no pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa da Ásia.
Rivaldo ganhou em 1999, e Ronaldinho Gaúcho em 2005, por desempenhos no Barcelona. E Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan.
Veja os dez primeiros do prêmio Bola de Ouro de 2024:
- Rodri (Espanha, Manchester City)
- Vinícius Júnior (Brasil, Real Madrid)
- Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
- Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
- Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
- Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain / Real Madrid)
- Lautaro Martinez (Argentina, Inter de Milão)
- Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
- Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)
- Harry Kane (Inglaterra, Bayern de Munique)