Barbacena triplica casos de coronavírus

A Aeronáutica mantém em 90 o número de confirmações de infectados por coronavírus na sede da Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAR), que fica em Barbacena.

Segundo a instituição, 507 alunos foram testados, 90 tiveram resultado positivo e apenas sete apresentaram sintomas leves da doença, enquanto os demais permaneceram assintomáticos. Nenhum aluno precisou ser hospitalizado.

Os que tiveram quadro positivo foram encaminhados para isolamento e já foram liberados para férias de três semanas.

Como a Itatiaia já informou, em 24 horas, Barbacena triplicou os casos confirmados de coronavírus. Foram 253 confirmações no sábado contra 86 na sexta. O boletim de domingo, 24, mantém as 253 confirmações.

A Itatiaia teve acesso a informações extraoficiais de que o número de infectados pode ser maior. No entanto, o dado não foi confirmado nem pela Aeronáutica e nem pela Prefeitura, que agendou coletiva para a tarde de hoje.

Os procedimentos de prevenção ao coronavírus adotados pela EPCAR estão em investigação no Ministério Público Federal, após denúncias de pais de alunos. O teor é que os alunos mantinham contatos com professores e instrutores que entravam e saíam diariamente da escola; além do estímulo à realização de atividades coletivas esportivas, gincanas e competições.

Há cerca de 15 dias, um desses eventos foi alvo de preocupação do aposentado Antônio Campos, que mora perto da escola e chegou a acionar a polícia militar para questionar sobre a aglomeração, porém sem sucesso.

Antônio Campos


Após as denúncias de pais, o Conselho Tutelar realizou uma vistoria na sede da Epcar. Foi verificado o uso de máscaras em salas de aulas, mas não havia o devido espaçamento de segurança entre os alunos; álcool em gel só estava disponibilizado na área de alimentação e a justificativa foi que a higienização das mãos era feita com água e sabão.

Já os alunos que apresentavam síndrome gripal eram imediatamente retirados do alojamento e transferidos para apartamentos onde ficavam isolados e submetidos ao exame de Covid-19.