Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Barbacena (MG) realiza 1ª festa em honra à Beata Isabel Cristina

Foto: Amare Arte Sacra

Está em andamento a programação da 1ª Festa da Beata Isabel Cristina, em Barbacena, no Campo das Vertentes. A jovem foi assassinada aos 20 anos em Juiz de Fora. E teve o martírio reconhecido pelo Papa Francisco em 2020. A cerimônia de elevação da Virgem e Mártir aos altares foi realizada em 10 de dezembro de 2022.

Até quinta-feira (31), será celebrada novena às 12h e 19h, na Capela onde estão sepultados os restos mortais da jovem mineira.

A festividade principal será em 1º de setembro, data em que Isabel Cristina foi martirizada em 1982. O dia foi estabelecido pela Igreja Católica como a data litúrgica em honra à beata, que é a primeira da Arquidiocese de Mariana.

No dia solene, estão previstas as celebrações de seis missas, incluindo uma em rito maronita, às 12h, presidida pelo Bispo Referencial para o Rito Maronita no Brasil, Dom Edgard Mardi. Às 19h, a missa de encerramento da celebração será presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora.

Sobre a Beata Isabel Cristina

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Em 1982, ela se mudou para Juiz de Fora (MG), para se preparar para o vestibular de medicina. Em 1º de setembro do mesmo ano, um homem tentou violentá-la. Como a jovem ofereceu resistência, foi assassinada.

Pelo modo como Isabel Cristina morreu, defendendo os valores da castidade, e pela forma como viveu, participando da vida na Igreja Católica, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado em Barbacena o processo de beatificação, que foi concluído em âmbito arquidiocesano em 1º de setembro de 2009.

Em 27 de outubro de 2020, o martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco. Isabel Cristina foi proclamada beata no dia 10 de dezembro de 2022 em uma cerimônia em Barbacena.

Sair da versão mobile