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Banco é condenado a indenizar vítima de fraude em aplicativo

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Imagem ilustrativa - Pixabay

O Banco Santander foi condenado a indenizar em quase R$ 24 mil – por danos morais e materiais – um cliente que foi vítima de uma fraude, ao realizar uma transação bancária, pelo aplicativo de celular.

A decisão é da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que manteve sentença da Comarca de Juiz de Fora.

Segundo o TJMG, no dia PRIMEIRO de agosto de 2017, o cliente foi efetuar o pagamento de um boleto e recebeu uma mensagem estranha, exigindo que a operação fosse refeita. Dias depois, verificou que o documento não tinha sido pago e que havia sido debitado de sua conta o valor de R$ 13.888,15. Ele procurou o banco e não conseguiu resolver. Por meio da imprensa, soube de casos semelhantes e descobriu tratar-se de uma fraude.

Em sua defesa, o banco alegou que a operação foi realizada com a utilização de senha pessoal e chave de segurança e não reconheceu irregularidade.

Em Primeira Instância, a 6ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora condenou o banco a restituir ao cliente o valor de R$ 13.823,28 e a indenizá-lo em R$ 9.540 por danos morais. O banco recorreu, pedindo redução dos danos morais.

A condenação foi mantida. Segundo o relator do processo, desembargador Mota e Silva, o banco não demonstrou a regularidade da operação. O magistrado ainda se baseou no Código de Defesa do Consumidor, que responsabiliza o fornecedor pela reparação de danos causados aos consumidores.

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