Ayrton Senna: além da Netflix, Prime, Globoplay e Playplus também contaram a história do piloto

A série Senna, que completa uma semana de lançamento pela Netflix nesta semana, já pode ser considerada um sucesso. Além da boa recepção pela crítica, atualmente, a produção está em segundo lugar no ranking de Séries em Alta da plataforma.

Apesar de ser a mais recente, Senna não é a única produção audiovisual sobre a história do piloto brasileiro. Confira, a seguir, mais séries e filmes que mostram a trajetória desse fenômeno do automobilismo.

Senna por Ayrton

Original do Globloplay, Senna por Ayrton tem a proposta de trazer o piloto, falecido em 1994, contando sua própria história. A minissérie, de três capítulos com uma hora cada, mostra o início da carreira, o auge na Fórmula 1, rivalidades e a consagração do ídolo brasileiro.

Em formato documental, a produção também foi lançada neste ano, em que a morte de Ayrton completa 30 anos.

Senna 30 Anos

O documentário Senna 30 Anos: O Dia que Ainda Não Terminou, disponível no Playplus, é comandado por Roberto Cabrini, que, em 1º de maio de 1994, anunciou a morte de Ayrton Senna em rede nacional. Desde o momento, o jornalista continuou a investigar os fatos relacionados.

Com duração de 1 hora de 23 minutos, além da produção, o serviço de streaming disponibilizou, na íntegra, a entrevista de Cabrini com Galvão Bueno, amigo do piloto.

Senna: O Brasileiro

Outro filme, também disponível na Netflix e no Prime Video, é Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão. Lançado em 2010, o documentário é uma co-produção entre Brasil e Inglaterra.

Uma das obras audiovisuais sobre o piloto mais aclamadas, com duração de 1 hora e 46 minutos, o documentário venceu mais de 20 prêmios e foca na rivalidade de Senna com Alain Prost e os dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).