Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Ataque do Botafogo salva, e Brasil vence o Chile de virada pelas Eliminatórias

Luiz Vieira/Gazeta Press

Os atacantes do Botafogo, líder da Série A do Brasileiro e semifinalista da Libertadores, salvaram a Seleção Brasileira nesta quinta-feira (10). O Brasil venceu o Chile por 2 a 1 de virada, em Santiago, com gols do estreante Igor Jesus e de Luiz Henrique. O jogo foi válido pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Igor e Luiz evitaram que a Seleção caísse para a sexta colocação nas Eliminatórias, a posição limite de classificação para o Mundial (o sétimo vai para uma repescagem mundial). O time terminou a rodada na quarta colocação, com 13 pontos, aliviando a pressão na tabela de classificação.

Eduardo Vargas, atacante do Atlético, fez o gol chileno no comecinho da partida. Igor jesus empatou no final da primeira etapa, e Luiz Henrique garantiu a vitória no finalzinho do segundo. Ele tinha entrado um pouco antes na vaga de Savinho. Os dois são titulares do Botafogo, time que faz ótima temporada.

Os chilenos são os nonos nas Eliminatórias, com cinco pontos, e um dos piores times da competição.

Gol relâmpago

Qualquer plano do técnico Dorival Júnior foi por água abaixo logo a um minutos, e “culpa” de um jogador do Atlético. Eduardo Vargas fez seu 44° gol com a camisa do Chile, abrindo o placar para os mandantes. Vargas é o segundo maior artilheiro de “La Roja”, atrás apenas de Aléxis Sánchez, que tem 51.

O cruzamento de Loyola, pela direita, fez Vargas aparecer na segunda trave e cabecear encobrindo o goleiro Ederson. Susto que fez a Seleção demorar ao menos 30 minutos para entrar no jogo. Até este momento a melhor chance brasileira havia sido um quase gol contra do zagueiro Maripán.

Quando Rodrygo e Savinho entraram no jogo, e começaram a receber a bola, o time melhorou. E foi em uma jogada de Savinho pela direita que a bola chegou na cabeça de Igor Jesus, que empatou o jogo de cabeça.

Dorival mudou o meio de campo no intervalo, com as entradas de Gerson e Bruno Guimarães, sacando André e Paquetá. O time não jogava bem, pouco criava, mas venceu na “marra”. Com jogada de dois jogadores que entraram no segundo tempo, Martinelli e Luiz Henrique, que finalizou muito bem invadindo a área.

Próximos jogos

O Brasil volta a campo pela 10ª rodada das Eliminatórias na próxima terça-feira (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para enfrentar o Peru. O jogo será às 21h45 (de Brasília).

O Chile visita a Colômbia, em Barranquilla, também na terça, às 17h30 (de Brasília).

Chile 1 x 2 Brasil

Chile

Cortés; Loyola, Maripán, Kuscevic e Galdames (Moráles); Pavez (Alárcon) e Echeverría; Osório (Tapia), Valdés e Dávila (Cepeda); Vargas (Palacios). Técnico: Ricardo Gareca.

Brasil

Ederson; Danilo, Maquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Igor Jesus (Endrick) e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior.

Gols
Eduardo Vargas (1min1ºT) para o Chile
Igor Jesus (45min1ºT), Luiz Henrique (43min2ºT) para o Brasil

Cartões Amarelos
Galdames (Chile); Lucas Paquetá, Danilo (Brasil)

Motivo: 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 10 de outubro de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)

Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Auxiliares: Facundo Rodríguez e Maximiliano Del Yesso (ambos da Argentina)
VAR: Héctor Paletta (Argentina)

Sair da versão mobile