Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Após São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas suspendem aulas para desinfecção de escolas municipais

tiradentes-turismo-economia-negocio

Foto: Marcos Alfredo

Santa Cruz de Minas e Tiradentes anunciaram a suspensão das aulas na rede municipal de ensino a partir desta quarta-feira (25).

As duas cidades do Campo das Vertentes são vizinhas de São João del-Rei onde as causas das mortes de três crianças e da internação de outras quatro estão sob investigação dos setores de saúde pública.

Nesta terça, a Prefeitura suspendeu as aulas por causa do aumento de casos de crianças com sintomas de amigdalite, como febre, vômito, manchas ou erupções na pele.

Santa Cruz de Minas

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas anunciou que a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal é por tempo indeterminado. O Executivo informou à Itatiaia que a decisão vale para a escolas da rede municipal (Cívico-Militar Professora Luzia Ferreira, CAIS e CRAS). Os espaços vão passar por um processo de desinfecção nesse período.

Tiradentes

A Prefeitura de Tiradentes também anunciou a suspensão na manhã desta quarta-feira (25). Em nota divulgada nas redes sociais, a Secretaria de Saúde explicou que a medida é válida até 30 de outubro para a realização de desinfecção completa dos ambientes escolares. “Visando garantir a segurança de nossos alunos, profissionais e comunidade”.

São João del-Rei

Segundo dados apurados pela Itatiaia, mais de cem crianças foram atendidas na Upa de São João del-Rei em três dias – entre sábado (21) e segunda-feira (23). Todas apresentando febre, ou vômito, ou manchas ou erupções na pele. Das crianças atendidas, quatro foram transferidas para outras unidades de saúde e outras duas aguardavam transferência.

As três mortes sob investigação ocorreram em menos de um mês: o primeiro óbito foi no dia 24 de setembro; o segundo óbito foi registrado no dia 8 de outubro, e o terceiro, na última segunda (23).

A Secretaria Municipal de Saúde confirma um caso de infecção com a bactéria Streptococcus A. No entanto, a Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.

Sair da versão mobile