Após decisão judicial, Prefeitura de JF nomeia nova diretora do Museu Mariano Procópio

A Prefeita de Juiz de Fora (PJF) assinou, no início da noite da última sexta-feira, dia 12, a nomeação da bibliotecária e arquivista Maria Lúcia Ludolf de Mello como diretora do Museu Mariano Procópio. Maria Lúcia era um dos nomes da lista tríplice enviada pelo Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio.

A nomeação atende decisão judicial. A Prefeitura explicou que mantém a posição de que esse processo só será concluído após a votação do projeto de lei em apreciação na Câmara Municipal, que encaminha à cidade uma nova proposta de gestão do Museu.

Para atender a decisão judicial, o executivo afastou a diretora temporária do Museu Mariano Procópio, Giane Elisa Sales de Almeida, que é a diretora geral da Funalfa.

No final de outubro, 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca de Juiz de Fora determinou que a prefeitura acatasse as indicações contidas na lista tríplice formulada pelo Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, enviada em março, escolhendo um dos nomes para exercer a direção do museu.

A prefeitura recorreu da decisão. Na última terça-feira, 9, o desembargador Alberto Vilas Boas rejeitou o agravo de instrumento impetrado pela Prefeitura, onde pedia o efeito suspensivo da decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais.