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Após aumento de reclamações, Procon recomenda à Cemig revisão de regras de parcelamento e negociação de dívidas

Divulgação/Cemig

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora emitiu recomendação à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para revisão de políticas e condições que definem os critérios de negociação e parcelamento de dívidas.

A medida foi motivada pelos dados do Observatório das Relações de Consumo, após 1.195 reclamações contra a Cemig, entre dezembro de 2022 e outubro de 2024.

Em nota, a empresa informou que está à disposição do Procon para diálogo na busca das soluções e que mantém uma política de parcelamento para auxiliar a manutenção da adimplência daqueles que tenham a necessidade de negociar valores em aberto, inclusive pelos canais digitais. (Leia abaixo a íntegra da nota)

Baixo índice de resolução de reclamações, aponta Procon

Segundo o Procon, desde setembro de 2023, a empresa figura como uma das três mais reclamadas no ranking mensal, com baixo percentual de resolução.

Entre as recomendações do Procon está o limite de até 20% da renda do comprometimento máximo mensal dos devedores; o não condicionamento da negociação a cartões de crédito e a não exigência de entrada com comprometimento superior a 20% da renda do devedor.

A Cemig também deve estabelecer um canal fácil de comunicação direta para a mediação de conflitos, além de dispor de equipe especializada e preparada para esse atendimento.

Íntegra da nota da Cemig

A Cemig reforça seu compromisso em fornecer o melhor atendimento aos clientes e sua disposição para o diálogo na busca de soluções, permanecendo à disposição dos Procons.

Com relação às recomendações emitidas pelo Procon de Juiz de Fora, a Cemig esclarece que mantém uma política de parcelamento para auxiliar a manutenção da adimplência dos clientes da empresa que tenham a necessidade de negociar valores em aberto com a empresa.

As formas de negociação com a Cemig são facilitadas e disponíveis ao cliente de maneira automática através dos canais digitais de atendimento da Empresa como WhatsApp (31 3506-1160), Agência Virtual (www.cemig.com.br) e Aplicativo Cemig (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cemig.agenciadebolsoh), onde o cliente pode simular e avaliar, dentre as condições disponíveis, a que melhor lhe atenda.

O parcelamento pelo cartão de crédito é mais uma alternativa oferecida para o clientes, caso assim desejarem. O cliente também pode avaliar as condições de financiamento de valores principalmente através de carteiras digitais, amplamente disponíveis atualmente, que podem ser mais uma alternativa para o momento de dificuldades.

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