Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Após 1 milhão de casos, governo de Minas Gerais decreta fim da epidemia de dengue

Fiocruz

A pior epidemia de dengue de Minas Gerais chegou ao fim nessa segunda-feira (1°) após mais de 970 mil casos confirmados de dengue e outros 1,6 milhão de casos prováveis da doença entre o período de novembro de 2023 e junho deste ano.

O decreto NE Nº64 que instituiu a emergência em saúde pública devido à alta incidência de casos de arboviroses, conhecidas como dengue, chikungunya e zika, tem validade de 180 dias, mas foi encerrado antecipadamente pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

A revogação da medida acontece após todo o estado mineiro apresentar queda constante no número de casos das doenças. “A maioria do estado não está em alta incidência e nós tomamos a decisão então que a partir de hoje não temos mais emergência em saúde vinculada à arbovirose”, explicou o secretário de saúde Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Conforme o profissional, o alto número de casos foi consequência da circulação de novos sorotipos do vírus da dengue que estavam ausentes há muito tempo. “Tínhamos uma população inteira vulnerável, isso é um ponto fundamental. Então sabíamos que tínhamos a possibilidade de termos uma infecção muito grande porque não existia a proteção desses sorotipos que estavam circulando”, pontua.

Entre novembro de 2023 e julho deste ano, também foram confirmados 754 óbitos e outros 732 estão em investigação. Outros 109 mil casos de Chikungunya foram confirmados no estado. Além disso, também foram notificados 143 mil casos prováveis , 83 mortes confirmadas e 32 em investigação. Já em relação à zika, foram confirmados 38 casos de 275 notificados.

Para Baccheretti, apesar da população ter enfrentado pronto antedimentos cheios, a epidemia foi controlada de forma eficaz pela secretaria de saúde. “Ninguém quer um pronto atendimento cheio como víamos, mas os leitos hospitalares, leitos de CTI e enfermarias não foram sobrecarregados e a nossa letalidade a menor entre os estados de maior incidência, ou seja, surtiu efeito a capacitação”, reflete o secretário de saúde do estado.

Vacinação contra a Dengue

Desde o mês de fevereiro, 192 municípios mineiros foram contemplados com doses para a vacinação contra a dengue para o público de 10 a 12 anos. Das 289.410 doses recebidas por Minas Gerais, 100.158 foram aplicadas.

Sair da versão mobile