Nesta sexta-feira (1º), Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida em Juiz de Fora completa 160 anos. Fundado em 1864, no terreno doado para permitir ser o espaço para sepultamentos no município que, à época, tinha 14 anos de existência.
Na véspera do Dia de Finados, quando são esperadas 15 mil pessoas, a Rádio Itatiaia conversou com o administrador Renato Dantas sobre a história e a rotina de atendimentos às pessoas em um momento geralmente marcado pela tristeza e vulnerabilidade.
No entanto, na mesma proporção em que é guardião de memórias e histórias, ele também é palco para ‘causos’ inusitados, como vozes estranhas e até mesmo sepultamento um tanto diferente do habitual.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Dia de Finados no Cemitério Municipal
Neste sábado (2), o Cemitério Municipal estará aberto das 7h às 18h. Para atender ao público, haverá orientações e direcionamento do público em cada uma das quatro entradas: Rua Antônio Dias, Rua Viscondessa Cavalcante, Rua Osório de Almeida e Rua Professora Carolina Coelho.
Serão realizadas quatro celebrações religiosas em homenagem aos mortos, às 8h, 10h, 13h e 15h.
Para orientar motoristas e fiscalizar, os agentes de transporte e trânsito estarão no entorno da Praça da República, no bairro Poço Rico, onde haverá estreitamento de pista para possibilitar o estacionamento em 45 graus em alguns pontos.
Como o Dia de Finados é feriado nacional, não há cobrança de tarifa nos ônibus urbanos de Juiz de Fora.