Ações marcam início da vacinação das crianças em Juiz de Fora

Compartilhe

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos começa com um evento nesta quarta, às 11h30. A cidade recebeu nesta terça as 2.500 doses da vacina pediátrica da Pfizer. Para tirar dúvidas de pais, mães e responsáveis, a secretária de Saúde, Ana Pimentel, vai realizar uma live com a professora e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Maria Pretti Dalcolmo. A conversa será na quinta, dia 20, às 10h, no perfil da secretária no instagram.

Início da campanha infantil

A vacinação simbólica das crianças será realizada no Espaço Cidade, com a presença da prefeita Margarida Salomão e da secretária de saúde, Ana Pimentel. 

O cronograma de vacinação infantil começa, oficialmente, na quinta-feira, para a faixa etária de 11 anos e todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências. Para esse grupo, é necessário a apresentação de um comprovante/declaração médica dos últimos 12 meses.

Além disso, também é necessário apresentar, no ato da vacinação, o comprovante de residência do pai/mãe ou responsável legal, com endereço no município, um documento de identificação e o cartão SUS. A criança que não possuir, pode apresentar a certidão de nascimento. 

Pais ou responsáveis devem preencher o pré-cadastro e o formulário, disponíveis no site da Prefeitura. A vacinação infantil irá ocorrer no Espaço Cidade, das 8h às 11h, e nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h, com exceção das quintas-feiras, em que há o horário reduzido de atendimento até às 14h.

O calendário prevê campanha até 8 de fevereiro, quando serão imunizadas as crianças de 5 anos.

Live com professora Margareth Dalcolmo

A conversa virtual da secretária de Saúde,  Ana Pimentel, com a professora e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Maria Pretti Dalcolmo, será na quinta-feira, 20, às 10h, no Instagram da secretária (@ana.limapimentel).

Elas vão debater a questão da vacinação contra a Covid-19 em crianças no município de Juiz de Fora, além de tirar as dúvidas de pais e responsáveis sobre a vacinação infantil e esclarecer a eficácia dos imunizantes nas crianças. 

Margareth Dalcolmo é médica pneumologista e pesquisadora, e lançou ano passado o livro ” Um tempo para não esquecer: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”. Tem liderado estudos sobre a Covid-19 no país, como uma das principais especialistas sobre a pandemia. Presidente eleita para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o biênio 2022-2024, recebeu, em 2020, o prêmio Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença SBP. Ainda em 2021, Margareth foi agraciada com o prêmio Nise da Silveira, outorgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em reconhecimento à atuação durante o período da pandemia de Covid-19.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe