A Federação Nacional de Bancos divulgou um alerta aos clientes bancários. Os golpistas estão enviando mensagens de SMS para o cliente ou em aplicativos de mensagem informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo, solicitando que ele entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão.
No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem.
A Febraban alertou que se trata de golpe de engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e, principalmente, induzir a pessoa a realizar transações financeiras para o golpista.
Segundo o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes de Febraban, Adriano Volpini, “o cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Ele alertou que, “se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente”.
O diretor esclareceu ainda que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.