Super Mundial de Clubes: sorteio define os grupos da competição em 2025

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras já conhecem os adversários no Super Mundial de Clubes. A Fifa sorteou nesta quinta-feira (5), em Miami, os oito grupos nos quais os 32 participantes foram divididos. O torneio será realizado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

A Fifa vai divulgar em futuro próximo os locais, horários e datas da partida de cada time. Serão 12 estádios que receberão partidas. Para definir a tabela a entidade levará em consideração o país de cada time com relação à fuso horário e a facilidade de deslocamento para os torcedores.

Adversários definidos

O Botafogo terá pela frente PSG-FRA, Atlético de Madrid-ESP e Seattle Sounders-EUA. O Flamengo vai enfrentar Espérance-Marrocos, Chelsea-ING e León-MEX.

O Fluminense caiu no mesmo grupo de Borussia Dortmund-ALE, Ulsan-Coreia do Sul e Mamelodi Sundowns-África do Sul. Já o Palmeiras encara Porto-POR, Al-Ahly-Egito e Inter Miami-EUA.

Os quatro brasileiros se classificaram como os últimos campeões da Libertadores, de 2021 a 2024. Os argentinos River Plate e Boca Juniors entraram via ranking criado pela Fifa com o desempenho no torneio sul-americano nos quatro últimos anos.

Abertura, final e formato do Super Mundial

De acordo com a Fifa, a abertura do Super Mundial ocorrerá em 15 de junho e um dos times será o Inter Miami, de Messi e Luis Suárez, no Hard Rock Stadium, em Miami.

Ao passarem de fase, os dois primeiros classificados de cada grupo vão disputar as oitavas de final em confrontos eliminatórios até a final.

Já a grande decisão será no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, em 13 de julho.

Gustavo Piu/Itatiaia

Grupos do Super Mundial 2025

  • Grupo A: Palmeiras, Porto (POR), Al-Ahly (EGY) e Inter Miami (EUA);
  • Grupo B: PSG (FRA), Atlético de Madrid (ESP), Botafogo e Seattle Sounders (EUA);
  • Grupo C: Bayern de Munique (ALE), Auckland City (NZL), Boca Juniors (ARG) e Benfica (POR);
  • Grupo D: Flamengo, Espérance (TUN), Chelsea (ING) e León (MEX);
  • Grupo E: River Plate (ARG), Urawa Red Diamonds (JPN), Monterrey (MEX) e Inter de Milão (ITA);
  • Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund (ALE), Ulsan Hyundai (KOR) e Mamelodi Sundowns (RSA);
  • Grupo G: Manchester City (ING), Wydad Casablanca (MAR), Al-Ain (UAE) e Juventus (ITA);
  • Grupo H: Real Madrid (ESP), Al-Hilal (KSA), Pachuca (MEX) e RB Salzburg (AUS);

Os critérios do sorteio

O critério utilizado para definição dos potes foi o ranking criado com o desempenho de cada equipe nos respectivos torneios continentais entre 2021 e 2024.

Dos quatro representantes brasileiros, três estavam no pote 1, dos cabeças de chave: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. O River Plate-ARG foi o quarto sul-americano presente neste pote, fechando os quatro mais bem ranqueados. Eles estavam juntos com os quatro melhores europeus no ranking da Liga dos Campeões: Real Madrid-ESP, Manchester City-ING, Bayern de Munique-ALE e PSG-FRA.

Para facilitar o sorteio, a Fifa colocou todos os outros oito europeus no pote 2,o que fez Botafogo e Boca Juniors-ARG, os dois sul-americanos remanescentes, entrarem no pote 3 juntos com os dois melhores ranqueados de África, Ásia e América do Norte, totalizando os oito times

Os clubes foram divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final, em formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções.

Veja mais detalhes dos procedimentos do sorteio:

  • Os quatro times mais bem ranqueados da Europa e da América do Sul, Real Madrid, Manchester City, Palmeiras e Flamengo, só poderão se cruzar nas semifinais, caso vençam seus grupos.
  • O mesmo princípio vale para os outros quatro cabeças de chave: Fluminense e River Plate, pela América do Sul, e Bayern de Munique e PSG, pela Europa. Se todos os cabeças de chave sul-americanos vencerem seus grupos, eles só poderiam se cruzar nas semifinais. O mesmo vale para os europeus.
  • A Fifa direcionou o sorteio. Os quatro cabeças de chave sul-americanos ficaram nos grupos dos europeus do pote 2 ranqueados de quinto a oitavo (Chelsea, Borussia, Inter e Porto), enquanto os cabeças de série europeus receberam em suas chaves os europeus ranqueados de 9 a 12 (Atlético de Madrid, Juventus, Benfica e Salzburg).
  • Inter Miami, time de Lionel Messi, indicado do país-sede, dos EUA, ficou diretamente no Grupo A, enquanto o Seattle Sounders, também estadunidense, no Grupo B. Ambos jogarão em suas cidades. O Inter fará a abertura do Mundial, dia 15 de junho de 2025, no Hard Rock Stadium, em Miami. O Sounders atuará no Lumen Field, em Seattle.
  • O Botafogo, no pote 3, teve obrigatoriamente dois europeus pela frente.