As inscrições do Programa Universidade para Todos referente as vagas do primeiro semestre de 2024 se encerram nesta quinta-feira (1°). A iniciativa, voltada para estudantes que fizeram o ensino médio integral ou parcialmente em escolas públicas, oferece bolsas integrais e parciais para graduação em universidades particulares.
Neste primeiro semestre, o governo federal irá ofertar mais de 406 mil bolsas, destas 308.977 são integrais (de 100%) e 97.451 parciais (de 50%). Ao todo, 750.569 estudantes se inscreveram no processo seletivo.
De acordo com o balanço feito pelo Ministério da Educação e Cultura, os cursos com maior número de inscrições foram, medicina, com 132.971 inscritos, direito, com 94.527 inscritos; psicologia, com 73.674, com 68.050; e administração, com 41.092. Além disso, o levantamento também revelou que os estados com os maiores números de inscrições, até o momento, são da região Nordeste.
Para concorrer às bolsas, o além de exigir que os candidatos tenham estudado o ensino médio em escolas públicas, o MEC limita a participação dos estudantes conforme as rendas familiares deles. Veja abaixo os critérios adotados pelo órgão:
Renda bruta máxima
- Para bolsas integrais (100%): a renda familiar bruta por pessoa integrante da família não deve ser maior que 1,5 salario-mínimo. Ou seja, ao somar a renda de todos de uma família e dividir pela quantidade de pessoas, o valor não deve ser maior do que R$ 2.118 por pessoa.
- Para bolsas parciais (50%): a renda familiar bruta por pessoa integrante da família não deve ser maior que 3 salários mínimos. Ou seja, ao somar a renda de todos de uma família e dividir pela quantidade de pessoas, o valor não deve ser maior do que R$ 4.236 por pessoa.
Como fazer a inscrição do Prouni
1- Acesso o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique no botão “Inscreva-se”
2- O portal irá direcionar o candidato ao Sistema Prouni (SisProuni). No site, ele deve clicar no botão “ENTRAR COM GOV.COM.BR)
3- Realizar o login ou cadastrar no Gov.br
4- Em seguida preencher os campos e dados cadastrais no portal do Prouni.
Observação: assim que o candidato realiza login na conta, o sistema puxa automaticamente os resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2023 e 2022.
5- Responder ao questionário
6- Informar os dados sobre o grupo familiar
4- Selecionar a 1ª e a 2ª opção de curso
Nessa etapa os candidatos escolhem a instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.